[adrotate banner="5"]

Segundo Livro dos Macabeus 7

1 – Havia também sete irmãos que foram um dia presos com sua mãe, e que o rei por meio de golpes de azorrage e de nervos de boi, quis coagir a comerem a proibida carne de porco.

2 – Um dentre eles tomou a palavra e falou assim em nome de todos. Que nos pretendes perguntar e saber de nós? Estamos prontos a morrer antes de violar as leis de nossos pais.

3 – O rei, fora de si, ordenou que aquecessem até a brasa sertãs e caldeirões.

4 – Logo que ficaram em brasa ordenou que cortassem a língua do que falara (por) primeiro e, depois que lhe arrancassem a pele da cabeça, que lhe cortassem também as extremidades, tudo isso à vista de seus irmãos e de sua mãe.

5 – Em seguida, mandou conduzi-lo ao fogo inerte e mal respirando, para assá-lo na sertã. Enquanto o vapor da panela se espalhava em profusão, os outros com sua mãe, exortavam-se mutuamente a morrer com coragem.

6 – O Senhor nos vê, diziam, e certamente terá compaixão de nós, como o diz claramente Moisés no seu cântico de admoestações: Ele terá compaixão de seus servos.

7 – Morto desse modo o primeiro, conduziram o segundo ao suplício. Arrancaram-lhe a pele da cabeça com os cabelos e perguntaram-lhe depois: Comerás carne de porco, ou preferes que teu corpo seja torturado membro por membro?

8 – Ele respondeu: Não, no idioma de seu país, e padeceu então os mesmos tormentos do primeiro.

9 – Prestes a dar o último suspiro, disse ele: Maldito, tu nos arrebatas a vida presente, mas o Rei do universo nos ressuscitará para a vida eterna, se morrermos por fidelidade às suas leis.

10 – Após este, torturaram o terceiro. Reclamada a língua, ele a apresentou logo, e estendeu as mãos corajosamente.

11 – Pronunciou em seguida estas nobres palavras: Do céu recebi estes membros, mas eu os desprezo por amor às suas leis, e dele espero recebê-los um dia de novo.

12 – O próprio rei e os que o rodeavam ficaram admirados com o heroísmo desse jovem, que reputava por nada os sofrimentos.

13 – Morto este, aplicaram os mesmos suplícios ao quarto,

14 – e este disse, quando estava a ponto de expirar: É uma sorte desejável perecer pela mão humana com a esperança de que Deus nos ressuscite mas, para ti, certamente não haverá ressurreição para a vida.

15 – Arrastaram em seguida o quinto e torturaram-no

16 – mas ele, encarando o rei, lhe disse: Ainda que mortal, tens poder sobre os homens, e fazes o que queres. Não penses, todavia, que nosso povo é abandonado por Deus!

17 – Espera, verás quão grande é a sua potência e como ele te castigará a ti e à tua raça.

18 – Após este, fizeram achegar-se o sexto, que disse antes de morrer: Não te iludas nós mesmos merecemos estes sofrimentos, porque pecamos contra nosso Deus, e em conseqüência recebemos estes flagelos surpreendentes.

19 – Mas não creias tu que ficarás impune, após haveres ousado combater contra Deus.

20 – Particularmente admirável e digna de elogios foi a mãe que viu perecer seus sete filhos no espaço de um só dia e o suportou com heroísmo, porque sua esperança repousava no Senhor.

21 – Ela exortava a cada um no seu idioma materno e, cheia de nobres sentimentos, com uma coragem varonil, ela realçava seu temperamento de mulher.

22 – Ignoro, dizia-lhes ela, como crescestes em meu seio, porque não fui eu quem vos deu nem a alma, nem a vida, e nem fui eu mesma quem ajuntou vossos membros.

23 – Mas o criador do mundo, que formou o homem na sua origem e deu existência a todas as coisas, vos restituirá, em sua misericórdia, tanto o espírito como a vida, se agora fizerdes pouco caso de vós mesmos por amor às suas leis.

24 – Receando, todavia, o desprezo e temendo o insulto, Antíoco solicitou em termos insistentes o mais jovem, que ainda restava, prometendo-lhe com juramento torná-lo rico e feliz, se abandonasse as tradições de seus antepassados, tratá-lo como amigo, e confiar-lhe cargos.

25 – Como o jovem não deu importância alguma, o rei mandou que a mãe se aproximasse e o exortasse com seus conselhos, para que o adolescente salvasse sua vida

26 – como ele insistiu por muito tempo, ela consentiu em persuadir o filho.

27 – Inclinou-se sobre ele e, zombando do cruel tirano, disse-lhe na língua materna: Meu filho, compadece-te de tua mãe, que te trouxe nove meses no seio, que te amamentou durante três anos, que te nutriu, te conduziu e te educou até esta idade.

28 – Eu te suplico, meu filho, contempla o céu e a terra reflete bem: tudo o que vês, Deus criou do nada, assim como todos os homens.

29 – Não temas, pois, este algoz, mas sê digno de teus irmãos e aceita a morte, para que no dia da misericórdia eu te encontre no meio deles.

30 – Logo que ela acabou de falar, o jovem disse: Que estais a esperar? Não atenderei às ordens do rei eu obedeço àquele que deu a lei a nossos pais por intermédio de Moisés.

31 – Mas tu, que és o inventor dessa perseguição contra os judeus, não escaparás à mão de Deus.

32 – Quanto a nós é por causa de nossos pecados que sofremos

33 – e se, para nos punir e corrigir, o Deus vivo e Senhor nosso se irou por pouco tempo contra nós, ele há de se reconciliar de novo com seus servos.

34 – Ímpio, não te exaltes sem razão, embalando-te em vãs esperanças, enquanto levantas a mão sobre os servos do céu

35 – tu ainda não escapaste ao julgamento do Deus todo-poderoso que tudo vê!

36 – Enquanto meus irmãos participam agora da vida eterna, em virtude do sinal da Aliança, após terem padecido um instante, tu sofrerás o justo castigo de teu orgulho, pelo julgamento de Deus.

37 – A exemplo de meus irmãos, entrego meu corpo e minha vida em defesa às leis de nossos pais e suplico a Deus que ele não se demore em apiedar-se de seu povo oxalá tu, em meio aos sofrimentos e provações, reconheças nele o Deus único

38 – enfim, que se detenha em mim e em meus irmãos a cólera do Todo-poderoso que se desencadeou sobre toda a nossa raça.

39 – Abrasado de ira e enraivecido pela zombaria, o rei maltratou este com maior crueldade do que os outros.

40 – Morreu, pois, o jovem purificado de toda mancha e completamente entregue ao Senhor.

41 – Seguindo as pegadas de todos os seus filhos, a mãe pereceu por último.

42 – Terminamos aqui nossa narração concernente aos banquetes rituais e a estas atrozes perseguições.

[adrotate banner="4"]

Baixe o App Salve Maria! para Android ou IOS e tenha a Bíblia, a Liturgia Diária, o Santo do dia, livro de orações e muito mais, na palma de sua mão. CLIQUE AQUI!

Você já nos acompanha nas redes socias? Siga-nos no Facebook, no Instagram e também o nosso canal no Youtube.