Liturgia Diária

2ª Semana da Páscoa | Segunda-feira

Coloque suas intenções na Santa Missa de hoje. Clique no botão abaixo!

Primeira Leitura: Atos 4,23-31

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 23logo que foram postos em liberdade, Pedro e João voltaram para junto dos irmãos e contaram tudo o que os sumos sacerdotes e os anciãos haviam dito. 24Ao ouvirem o relato, todos eles elevaram a voz a Deus, dizendo: “Senhor, tu criaste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 25Por meio do Espírito Santo, disseste, através do teu servo Davi, nosso pai: ‘Por que se enfureceram as nações, e os povos imaginaram coisas vãs? 26Os reis da terra se insurgem e os príncipes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu Messias’. 27Foi assim que aconteceu nesta cidade: Herodes e Pôncio Pilatos uniram-se com os pagãos e o povo de Israel contra Jesus, teu santo servo, a quem ungiste, 28a fim de executarem tudo o que a tua mão e a tua vontade haviam predeterminado que sucedesse. 29Agora, Senhor, olha as ameaças que fazem e concede que os teus servos anunciem corajosamente a tua Palavra. 30Estende a mão para que se realizem curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo servo Jesus”. 31Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos, então, ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a Palavra de Deus.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Terço Dourado - Salvai-me, Rainha de Fátima!

Salmo Responsorial: 2

Felizes hão de ser todos aqueles / que põem sua esperança no Senhor.

1. Por que os povos agitados se revoltam? / Por que tramam as nações projetos vãos? / Por que os reis de toda a terra se reúnem † e conspiram os governos todos juntos / contra o Deus onipotente e o seu ungido? / “Vamos quebrar suas correntes”, dizem eles, / “e lançar longe de nós o seu domínio!” – R.

2. Ri-se deles o que mora lá nos céus; / zomba deles o Senhor onipotente. / Ele, então, em sua ira os ameaça / e em seu furor os faz tremer, quando lhes diz: / “Fui eu mesmo que escolhi este meu rei / e em Sião, meu monte santo, o consagrei!” – R.

3. O decreto do Senhor promulgarei, † foi assim que me falou o Senhor Deus: / “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei! / Podes pedir-me e, em resposta, eu te darei, † por tua herança, os povos todos e as nações, / e há de ser a terra inteira o teu domínio. / Com cetro férreo haverás de dominá-los / e quebrá-los como um vaso de argila!” – R.

Evangelho: João 3,1-8

Aleluia, aleluia, aleluia.

Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, / onde Cristo está sentado à direita de Deus Pai (Cl 3,1). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – 1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”. 3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?” 5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: ‘Vós deveis nascer do alto’. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ajude-nos a manter nossas campanhas de Evangelização e Caridade. Clique no botão abaixo e faça uma doação!

Importância da leitura e meditação da Liturgia Diária

Primeiramente, somos convidados todos os dias a amar, degustar, refletir, meditar, aprofundar e viver as palavras do Senhor, gerando salvação a nós mesmos e aos outros.

Depois, não nos esqueçamos que assim como precisamos do alimento de forma regular para o sustento do nosso corpo, a meditação da Liturgia Diária é alimento e sustento para a nossa alma, como nos descreve o próprio Jesus no Evangelho de São Mateus: “Não só de pão vive o homem mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4, 4).

Portanto, para que a nossa vida possa refletir a vida de Cristo e sua resposta de amor ao Pai devemos beber da fonte, que é Ele mesmo, nos encher de suas palavras e ensinamentos e encontrar Nele direção e discernimento corretos para cada passo de nossa história.

Através de alguns pontos vamos aprofundar sobre os benefícios adquiridos através do bom hábito da leitura das escrituras para o nosso caminho de intimidade com o Senhor.

Como viver de forma prática a Liturgia Diária?

Este é um método de leitura orante da Palavra de Deus, da Liturgia Diária, praticado e ensinado pelos Padres da Igreja desde os seus primeiros séculos. Foi batizada com esse nome por Orígenes no séc. III, e generalizou-se nos séculos IV e V como maneira predominante de ler a bíblia.

Esta pode ser feita diariamente, por exemplo, meditando o Evangelho proposto pela liturgia diária da Santa Missa.

Após suplicar a luz do Espírito Santo, o método se desenvolve em 4 passos:

  • Leitura: o que a Palavra diz em si;
  • Meditação: o que a Palavra diz para mim; o que ela me ensina, me revela, como ela me forma, como a vejo em minha vida;
  • Oração: o que a Palavra me leva a dizer para Deus;
  • Contemplação: o que devo mudar concretamente em minha vida, que postura devo tomar; o que me proponho a viver naquele dia e durante a minha vida.

Agora, o fruto dessa nova dinâmica de vida ao ritmo da Palavra é uma transformação real e concreta que nos elevará em fé, esperança e caridade, além disso, nos proporcionará uma vida junto de Deus mais constante e digna de Seu amor.

Por último, convido a que nos empenhemos neste caminho. Com a Sua graça já provaremos aqui nesta terra das riquezas do céu!

Bibliografia

Cadeddu, P. A., & Henrique, P. J. (s.d.). A escola da Palavra.
Cartuxo, D. G. (s.d.). A escada do Claustro.
Custódio, P. (s.d.). A palavra do Dia.
Citações Bíblicas retiradas da Bíblia de Jerusalém.

Siga-nos!

Se ainda não nos segue no Facebook ou no Instagram clique para nos seguir.

Se deseja baixar nosso App Salve Maria! clique aqui e tenha a Liturgia Diária, o Rosário, o Santo de cada dia e muito mais na palma de sua mão.