São José Ðô Quang Hiên – presbítero e mártir | 09 de Maio

Ele nasceu em Quan-Anh na província de Nam-dinh, Vietnã. Educado na fé católica, quando atingiu a idade adulta escolheu a vida religiosa, para a qual foi para as Filipinas, e tomou o hábito da Ordem dos Pregadores em Manila, em 12 de outubro de 1812, e após um ano fez a profissão religiosa. Mais tarde fez os estudos necessários e foi ordenado sacerdote.

Voltando a Tonkin, permaneceu como colaborador do Bispo Santo Domingo Henares, e posteriormente foi para o distrito de Cao Moe, de cuja pastoral estava a cargo, colocando o melhor de si no desempenho desta tarefa.

Quando, no início de 1833, a perseguição caiu sobre a cristandade tonquinense, ele foi forçado a fugir de um lugar para outro para evitar que seu distrito ficasse sem assistência religiosa para sua captura. Mas um pagão o reconheceu em Kien-Trung, onde o padre tinha ido administrar os últimos sacramentos a um doente, e o denunciou às autoridades. Foi avisado da queixa a que fora submetido e a seguir celebrou a Santa Missa pedindo forças a Deus para enfrentar o que o esperava quando fosse detido. “Se Deus quer que eu sofra o martírio, isso será o melhor”, exclamou em meio à perseguição.

Em 20 de dezembro de 1839, ele foi retirado de uma caverna onde estava escondido e levado perante o governador que o ordenou que pisasse na cruz: “Eu adoro o meu Senhor; portanto, não piso na cruz ”, foi a sua resposta. Ele foi terrivelmente açoitado, uma canga pesada foi colocada sobre ele. Eles o trancaram em uma prisão, e ele converteu a prisão em um lugar de pregação, e até converteu alguns presos à fé cristã, até que o sujeitaram ao isolamento total. Em sua nova casa dedicou-se a pintar imagens da cruz que posteriormente distribuiu entre os cristãos.

Terço Dourado - Salvai-me, Rainha de Fátima!

Depois daqueles meses, ele apareceu novamente perante os mandarins que em vão tentaram sua apostasia e por isso o açoitaram sem misericórdia. Em 29 de abril de 1840, ele foi condenado à morte e no dia 9 de maio seguinte, ele foi decapitado em Nam-Dinh. Foi canonizado em 19 de junho de 1988, junto com 103 companheiros, pelo Papa João Paulo II.

São José Ðô Quang Hiên, rogai por nós!