Beato Cesar de Bus – presbítero e fundador | 15 de Abril

César de Bus nasceu na pequena cidade de Cavaillon, região da Provença, França, em 3 de fevereiro de 1544. Recebeu formação cristã na infância, por influência da família, mas abandonou a prática da fé quando jovem. Seu grande sonho de juventude era seguir a carreira militar, talvez, por influência de seu irmão, que era capitão do exército do rei francês Carlos IX. Tanto que seu irmão o chamou para se alistar. Porém, pouco antes do embarque para ingressar no exército, uma surpresa não muito boa mudaria o rumo de sua vida.

Prestes a embarcar para realizar seu sonho, César de Bus foi acometido por uma misteriosa doença que o debilitou e impediu de ingressar no exército. Durante o tratamento, o bispo de Cavaillon o visitou e os dois começaram uma amizade frutuosa. Em seguida, recebeu constantes visitas dos jesuítas de Avignon e a atenção especial do capelão do hospital e de uma camponesa fervorosa que o ajudava conduziram César de Bus novamente à fé cristã. E esta redescoberta da fé o fez ver que seu sonho com a carreira militar não passava de uma ilusão.

Durante sua convalescença César de Bus começou a sentir um profundo chamado de Deus para o sacerdócio. Assim, quando teve sua saúde restabelecida, completou seu processo de “re-conversão” e, com o acompanhamento do bispo, começou a se preparar para se tornar padre. Nesse tempo de preparação, percorreu um grande número de fazendas e sítios onde ensinava o catecismo. Nessas andanças, percebeu que o povo tinha uma fé profunda, porém, não conhecia esta fé em profundidade.

Baseado em sua própria experiência de conhecer a deficiência do povo quanto ao conhecimento da fé, o Beato César de Bus, auxiliado por um primo chamado Romillon, fundou centros de instrução da Doutrina Cristã nos lugares mais esquecidos e abandonados. Nestes centros, ele começou a experimentar métodos novos para o ensino do catecismo às crianças. Assim, descobriu métodos bastante eficazes para a transmissão da fé aos pequeninos.

Aos trinta e oito anos o Beato César de Bus foi ordenado sacerdote. A essa época, ele e já tinha conquistado o coração de muitos jovens, que se tornaram seus discípulos fiéis. Assim, contando com a ajuda de padres e bispos da região, ele fundou uma grande comunidade, que tinha como carisma o ensino da Doutrina Cristã a crianças e adultos, analfabetos e alfabetizados. A comunidade, formada de padres, recebeu o nome de Congregação dos Padres da Doutrina Cristã, ou Doutrinários. A princípio, eles não emitiam votos e viviam juntos no mesmo local.

Terço Dourado - Salvai-me, Rainha de Fátima!

No auge da Comunidade dos Doutrinários, apareceu uma divergência entre os fundadores, o Beato César de Bus e seu primo Romillon. César de Bus sentia em seu coração que os padres da comunidade deveriam se tornar religiosa e emitirem votos. Já Romillon, achava que que eles tinham que permanecer como estavam: padres que vivem em comunidade sem votos. Por causa dessa divergência. Romillon saiu da comunidade de Avignon e foi para a casa de Aix-en-Provance. César de Bus permaneceu em Avignon e seu desejo foi atendido: os padres passaram a emitir os votos religiosos de pobreza, obediência e castidade. Assim, a congregação permaneceu.

O Beato César de Bus viu a Congregação dos Padres Doutrinários florescer e transformar a Igreja da região numa Igreja forte, composta de fiéis que conhecem e amam a doutrina católica. Depois disso, ele foi acometido por outra enfermidade que lhe causou um longo sofrimento. Assim, depois de muito sofrer, o Padre César de Bus faleceu. Era o dia 15 de abril de 1607. Mais tarde, em 1975, ele foi beatificado pelo Papa Paulo VI. Sua celebração litúrgica foi instituída para o dia de sua morte.

Beato Cesar de Bus, rogai por nós!