Sua doação: | PIX | Boleto | Carnê Digital

Como rezar o Terço? Aprenda com este vídeo e guia ilustrado!

Como rezar o Terço? Aprenda com este vídeo e guia ilustrado!

Como rezar o terço?

Você quer saber como rezar o terço? Neste artigo você tem um rápido vídeo de passo a passo de como rezar o terço e também uma imagem ilustrativa.

Se quereis alcançar a paz, então, rezem o terço todos os dias!

Esse foi o conselho maternal que Nossa Senhora de Fátima nos deu quando apareceu em Portugal aos três Pastorinhos.

São Francisco de Sales nos ensina que “O Santo Rosário é a melhor devoção do povo cristão” e Santa Teresinha afirmava que “Enquanto o Rosário for rezado, Deus não poderá abandonar o mundo, pois essa oração é poderosa em seu coração”.

Por isso, felicito você por estar querendo saber como rezar o terço.

O passo a passo de como rezar o terço

A oração do terço inicia-se segurando a cruz e rezando a oração do Creio (ao final deste artigo estão todas as orações por escrito).

Depois da cruz temos uma conta afastada, 3 contas juntas e novamente outra conta afastada. Aí reza-se 1 Pai-Nosso, seguido de 3 Ave-Maria e por fim 1 Glória ao Pai.

Estas são as orações iniciais do terço e só agora começa a meditação dos mistérios.

Como rezar o Terço?

Terço Dourado - Salvai-me, Rainha de Fátima!

Existem 4 mistérios diferentes: gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos, e a cada dia da semana meditamos em um deles (verifique mais abaixo, qual mistério se reza a cada dia da semana).

Agora, segurando na medalha central que une a cruz ao “colar”, você diz o título do primeiro mistério, reza um Pai-Nosso, 10 Ave-Maria e por fim um Glória ao Pai. Para não se perder na contagem, vá avançando o dedo pelas contas à medida que vai rezando.

Finalizada a oração do 1º mistério, você diz o título do 2º mistério, reza o Pai-Nosso na conta isolada, seguido das 10 Ave-Marias e do Glória ao Pai, sempre avançando o dedo para facilitar a contagem.

Desta mesma forma você rezará o 3º, 4º e 5º mistérios e ao final reza-se a Salve Rainha.

Terço Meditado

Primeiramente, é muito importante que você saiba que a oração do terço e principalmente uma oração de meditação, por isso, enquanto reza as orações, medite e imagine cada um dos temas dos mistérios.

Assim, você estará fazendo uma oração meditada muito agradável a Jesus e a Maria.

Aqui abaixo, uma imagem que também ajudará a entender melhor como rezar o terço.

Depois, deixamos abaixo da imagem as orações e os mistérios por escrito para que possa acompanhar lendo.

Por fim, deixei uma rápida explicação da importância desta oração e como em Fátima Nossa Senhora nos ensinou que a oração do terço nos trará a paz.

Se você preferir,  clique no botão e baixe o nosso Aplicativo Salve Maria!

Mistérios do Terço

– Mistérios Gozosos – Segunda-feira e Sábado
  • 1º Mistério Contemplamos – A Anunciação do Anjo e a Encarnação do Verbo no seio Puríssimo de Maria
  • 2º Mistério Contemplamos – A visitação de Maria a sua prima Santa Isabel
  • 3º Mistério Contemplamos – Nascimento do Menino Jesus, na gruta fria em Belém
  • 4º Mistério Contemplamos – A apresentação do Menino Jesus no templo, e a purificação de Maria
  • 5º Mistério Contemplamos – A perda e o encontro do Menino Jesus no templo discutindo com os doutores da Lei
– Mistérios Luminosos – Quinta-feira
  • 1º Mistério Contemplamos – Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo no rio Jordão
  • 2º Mistério Contemplamos – Primeiro milagre de Nosso Senhor Jesus Cristo transformando a água em vinho nas bodas de Caaná.
  • 3º Mistério Contemplamos – Anunciação do Reino de Deus e o convite de à conversão.
  • 4º Mistério Contemplamos – A transfiguração de Nosso Senhor no Monte Thabor
  • 5º Mistério Contemplamos – A Instituição da Eucaristia na Última Ceia
– Mistérios Dolorosos – Terça e Sexta-feira  
  • 1º Mistério Contemplamos –  A oração e agonia no Horto das Oliveira
  • 2º Mistério Contemplamos – Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 3º Mistério Contemplamos –  A coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 4º Mistério Contemplamos – Nosso Senhor carregando a Cruz nas costas à caminho do Calvário
  • 5º Mistério Contemplamos – A Crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
– Mistérios Gloriosos – Quarta-feira e Domingo
  • 1º Mistério Contemplamos – A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 2º Mistério Contemplamos – A Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • 3º Mistério Contemplamos – A descida do Espírito Santo a Nossa Senhora e os Apóstolos reunidos no Santo Cenáculo
  • 4º Mistério Contemplamos – A Assunção de Nossa Senhora aos Céus de corpo e alma
  • 5º Mistério Contemplamos – A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu  e da Terra dos Anjos e dos Homens.

Ajude-nos a manter nossas Campanhas de Evangelização e Caridade. Clique no botão abaixo e faça uma doação!

Orações para o Terço

Oferecimento do Terço

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Sinal da Cruz 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem.

Credo

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor; Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto, sepultado; desceu a mansão dos mortos. Ressuscitou no terceiro dia. Subiu ao Céu, onde está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amem.

Pai Nosso 

Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o Vosso Nome; venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amem

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.

Glória

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amem

Ó meu Jesus

Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

Salve, Rainha

Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, Salve. A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito Fruto do Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amem

Você gostaria de receber em sua casa um pôster do Imaculado Coração de Maria com seu nome escrito no Imaculado Coração? Clique no botão abaixo e solicite agora mesmo o seu!

Receba o Poster do Coração de Maria! Pedir Agora!

Porque rezar o terço?

Primeiramente, você talvez concorde comigo que há situações em nossa vida, em que sentimos falta de elevar nosso coração a Deus e lhe oferecermos uma profunda oração!

É claro, que não nos podemos lembrar de Deus e de Nossa Senhora só nos momentos difíceis, pois, devemos ter um convívio diário com nosso Pai do Céu.

Entretanto, é bem verdade que nos momentos de dificuldade, momentos em que parece que sentimos nos faltarem as forças, quando não vemos mais solução natural para o nosso caso, nessa hora, parece que Deus e Nossa Senhora escutam com maior atenção nossa prece envolta em lágrimas.

Para esses momentos, é importante que você saiba orações que Deus e Maria nos pediram que rezássemos, para que saibamos como nos dirigir a Eles.

O terço é uma dessas magnificas orações que você pode aprender para rezar todos os dias, e acima de tudo nesses dias mais difíceis.

Conselho dado 6 vezes por Nossa Senhora de Fátima!

Certamente, você já sabe que Maria Santíssima apareceu 6 vezes em Fátima, Portugal, onde ela nos transmitiu uma mensagem profética, importantíssima para nossos dias. Mas, além dEla transmitir essa mensagem, Ela também nos fez sempre o mesmo pedido…

Ou seja, apesar da mensagem transmitida por Nossa Senhora ser muito impressionante, Ela em todas as aparições deixou para o mundo um mesmo conselho importantíssimo: Se quereis alcançar a paz, então, rezem o terço todos os dias!

Portanto, você agora ao ler este artigo, em primeiro lugar se está preparando para atender os pedido de Maria e depois poderá rezar essa oração nos referidos dias difíceis, ou nos dias em que deseja receber uma graça muito especial! Ou seja, você está dando uma alegria a Jesus e a Maria aprendendo a rezar o terço e consequentemente estará aprendendo uma oração muito forte.

Uma das principais riquezas da oração do terço, é que você une os pedidos constantes do Pai-Nosso e das Ave-Marias e além disso você medita os mistérios sobre a vida de Jesus Cristo.

Terço Dourado - Salvai-me, Rainha de Fátima!

Como Rezar o Terço? Passo a passo!

  1.  Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo.
  2.  Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.
  3.  Em cada uma das três contas pequenas, recitar um Ave Maria.
  4.  Recitar um Glória antes da seguinte conta grande.
  5.  Anunciar o primeiro Mistério do Rosário do dia e recitar um Pai Nosso na seguinte conta grande.
  6.  Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.
  7.  Recitar um Glória depois das dez Ave Marias. Também se pode rezar a oração de Fátima.
  8.  Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.
  9.  Ao se terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da Salve Rainha.