Sua doação: | PIX | Boleto | Carnê Digital

Como surgiu o “Detém-te” do Sagrado Coração de Jesus?

Em 1673, Nosso Senhor Jesus Cristo apareceu várias vezes a Santa Margarida Maria Alacoque, e lhe transmitiu sua mensagem. Jesus pediu que fossem feitos uns escudos com a imagem do seu Sagrado Coração para serem colocados nas casas e para as pessoas levarem sempre com elas.

Logo depois de distribuídos os primeiros escudos, começaram a surgir relatos de curas milagrosas e perigos afastados graças à proteção do Sagrado Coração de Jesus.

Em 1720, quando a epidemia da peste devastou a cidade de Marselha, na França, foram distribuídos milhares de imagens do Coração de Jesus com a seguinte frase: “Detém-te! O Coração de Jesus está comigo!” Milagrosamente a peste acabou.

Foi assim que surgiu o escudo do Sagrado Coração de Jesus, ou, simplesmente, o “Detém-te”, nele vemos a imagem do Sagrado Coração, normalmente circundada pela frase “Detém-te! O Sagrado Coração de Jesus está comigo” ou “Alto! O Sagrado Coração de Jesus está comigo”.

Conta-se que, em 1870, na Itália, durante a Guerra da Unificação, a mãe de um jovem soldado, ao ver o filho partir para se alistar no exército do Papa, o consagrou ao Sagrado Coração de Jesus e teve a inspirada ideia de costurar o Detém-te na camisa do filho. O jovem participou de batalhas e foi atingido no peito por uma bala que ficou cravada no emblema do Sagrado Coração de Jesus feito de tecido, de forma inexplicável, sem que ele sofresse qualquer ferimento.

Achei muito interessante, esta ideia de oferecermos o Detém-te aos nossos familiares, para que o Sagrado Coração de Jesus seja sempre a proteção deles.

 


Satanás não poderá causar dano a quem trás o “Detém-te”

O Papa Pio IX foi informado do ocorrido e abençoou e concedeu a aprovação definitiva a essa devoção declarando: “Isto é uma inspiração do céu. Abençoo este Coração e quero que todos aqueles que forem feitos segundo este modelo recebam esta mesma bênção, sem ser necessário que um padre a renove. Além disso, quero que de modo algum Satanás possa causar dano àqueles que trouxerem consigo o Escudo, símbolo do Coração adorável de Jesus”.

O Papa ditou então a seguinte oração:

“Abri-me o vosso Sagrado Coração, ó Jesus! Mostrai-me os Seus encantos, uni-me a Ele para sempre. Que todos os movimentos e palpitações do meu coração, mesmo durante o sono, Vos sejam um testemunho do meu amor e Vos digam sem cessar: Sim, Senhor Jesus, eu Vos adoro, aceitai o pouco bem que faço e fazei-me a mercê de reparar o mal cometido, para que Vos louve no tempo e Vos bendiga por toda a eternidade. Amém. ”

Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em Vós. (Três vezes)


Este é um sinal de amor ao Coração de Jesus!

O Detém-te é um sinal de amor. “Eis o Coração que tanto amou os homens”, e é constantemente ferido pelos nossos pecados e, mesmo assim Ele derrama, misericordiosamente, infinitos tesouros de amor. E o que Ele quer? Eis os pensamentos deste Coração tão amável: “arrancar as almas da morte do pecado e alimentá-las em sua fome”. Ele está sempre à procura de almas para salvar, para livrar dos laços do pecado, para lavar com Seu Sangue, para alimentar com Seu Corpo.

A maioria das invocações contidas na famosa ladainha do Sagrado Coração de Jesus são inspiradas nas cartas do Apóstolo São Paulo. Ele, na sua belíssima Epístola aos efésios nos convida a entrar no Coração de Jesus para contemplarmos as Suas “riquezas incompreensíveis” e penetrar no “mistério escondido desde o princípio dos séculos em Deus”. Este mistério é exatamente o mistério do amor infinito de Deus que nos preveniu desde a eternidade.

Quem não amará este Coração assim ferido por causa de nossos pecados? Quem não corresponderá com amor a Quem tanto nos ama?


Se você também quer ser um missionário digital no Brasil, cadastre-se em nosso site, leia, medite e reze com os conteúdos que lhe enviaremos semanalmente e compartilhe com seus familiares e amigos!