Sua doação: | PIX | Boleto | Carnê Digital

Nossa Senhora do Carmo e o Escapulário

Origem do Escapulário

Inegavelmente São Cláudio de La Colombière afirma:

“Não basta dizer que o Escapulário é um sinal de salvação. Eu sustento que não há outro que faça tão certa nossa predestinação“.

A princípio, no dia 16 de julho de 1251, São Simão Stock, Prior Geral da Ordem Carmelita, suplicava a Nossa Senhora ajuda para resolver um problema da Ordem. Enquanto ele rezava, a Virgem apareceu-lhe, trazendo o Escapulário nas mãos, e disse:

“Filho diretíssimo, recebe o Escapulário da tua Ordem, sinal especial de minha amizade fraterna, privilégio para ti e todos os carmelitas. Aqueles que morrerem com este Escapulário não padecerão o fogo do Inferno. É sinal de salvação, amparo e proteção nos perigos, e aliança de paz para sempre”.

>>> Você gostaria de receber em sua casa um TERÇO LILÁS? Clique Aqui! <<<

Posteriormente, segundo antiga tradição, a Santíssima Virgem, aparecendo ao Papa João XXII, prometeu livrar do Purgatório, no primeiro sábado após a morte, todos os que portarem devotamente o Escapulário. Este é o chamado “privilégio sabatino”. Para se beneficiar dele é preciso manter a castidade segundo o próprio estado, recitar o Pequeno Ofício da Imaculada ou rezar um terço todos os dias.

Nesse ínterim, a Igreja assumiu o Escapulário e fez dele uma das devoções mais difundidas entre o povo de Deus. Em nossa época cheia de superstições, é preciso esclarecer que o Escapulário não é um sinal “mágico” de salvação. Não é um amuleto que uso nos dispensa das exigências da vida cristã. Não basta, portanto, carregá-lo ao pescoço e dizer: “Estou salvo!”


Milagres

Certamente Nossa Senhora não pôs condição alguma ao fazer sua promessa. Simplesmente afirma:

“Quem morrer com o Escapulário não padecerá o fogo do inferno”.

Não obstante, para beneficiar-se deste privilégio, é preciso usar o Escapulário com reta intenção. Neste caso, se na hora da morte a pessoa estiver em estado de pecado, Nossa Senhora providenciará, de alguma forma, que ela se arrependa e receba os sacramentos. E nisto a misericórdia da Mãe de Deus se mostra verdadeiramente insondável! Alguns fatos confirmam esta verdade.

De fato, viajando de automóvel em companhia de um bispo, o autor deste artigo viu uma mulher entrar distraída na rodovia e ser esmagada por uma enorme carreta cujo motorista não teve tempo de frear. O bispo mandou parar o automóvel. Desceu apressadamente, deu a absolvição sacramental e ministrou a unção dos enfermos à mulher agonizante. Depois comentou comovido:

“Ela estava com o Escapulário do Carmo. Certamente foi Nossa Senhora quem providenciou que um bispo estivesse passando por aqui, justo neste momento!”

Dom Marcos Barbosa na sua obra “O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo” conta um fato que se passou na Inglaterra. Na hora da morte, um cavaleiro conhecido por sua grande impiedade, em vez de pedir a Deus perdão de seus pecados, blasfemava dizendo: “Quero o inferno e o diabo!” Os presentes, horrorizados, chamaram São Simão Stock, o qual tomou o Escapulário e estendeu- o sobre o blasfemador. Imediatamente este se arrependeu e pediu os sacramentos.

>>> Receba um Coroa de São Miguel com um livro de Orações. Clique Aqui! <<<


Proteção nos perigos

São inumeráveis os exemplos desse desvelo da Virgem Mãe por seus filhos. Dom Marcos Barbosa, na obra mencionada acima, narra dois bem interessantes.

A saber, em Santo André (SP), uma menina de 5 anos caiu dentro de um poço de 20 metros de profundidade. Uma hora depois, foi encontrada boiando sobre a água, com o Escapulário no pescoço. A família, naturalmente, atribuiu o fato à proteção da Mãe do Carmelo.

Bem como em São Paulo, um jovem de 15 anos, ao atravessar de bicicleta uma via férrea, foi apanhado pelo trem. Passado todo o comboio, ele se levantou ileso. Beijava comovido seu Escapulário, e exclamava:

“Só tive tempo de gritar: ‘Nossa Senhora do Carmo!’ Foi o bentinho d’Ela que me salvou!”

 


Sinal de aliança com Nossa Senhora

O Escapulário é um sinal de aliança com Nossa Senhora, e exprime nossa consagração a Ela. Seu uso é um poderoso meio de afervorar os que vivem em estado de graça e de converter os pecadores.

Com efeito, Deus não deixa sem recompensa nenhum benefício feito a uma pessoa necessitada, mesmo um simples pedaço de pão dado a um indigente. Imagine, pois, como Ele recompensará quem ajudar na salvação de uma alma!

Dessa forma, seja você também um ardoroso propagador do santo Escapulário! Nossa Senhora lhe retribuirá com toda espécie de graças e favores já nesta terra; e mais ainda no Céu.

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares, para que todos conheçam esta proteção que nossa Mãe do Céu nos dá!


Nossa Associação está dedicada à divulgação da Devoção a Nossa Senhora de Fátima. Você gostaria de participar da Novena a Nossa Senhora de Fátima? Clique Aqui!