Oração do Angelus – Uma história de 1000 anos que comemora um nascimento de 2000 anos

Você já ouviu falar da antiquíssima Oração do Angelus? Você já rezou alguma vez essa oração? Você sabe bem qual a importância desta oração?

No final do artigo eu partilho com você a Oração do Angelus para que possa rezá-la, no entanto, deixe que lhe conte brevemente a história desta oração.

Os dias de hoje são frenéticos! Cada um de nós, desde o momento em que acorda até ao momento em que se deita à noite, é praticamente obrigado a correr continuamente. Arruma-se correndo; corre para os transportes; chega no serviço correndo; almoça correndo; trabalha correndo; volta para casa correndo; prepara o jantar correndo e vai dormir correndo. O corpo ainda está tomado pela agitação do dia, mas temos de o obrigar a dormir correndo senão, no dia seguinte não teremos forças para continuar correndo…

Acontece que este estilo de vida que muitas vezes nos é imposto, facilmente nos fará perder o “sabor” do dia-a-dia. Literalmente, estaremos “correndo” o risco de vivermos sem termos vividosem termos tido tempo para dar valor e agradecer todas as graças e benefícios que Deus nos dá diariamente!

>>> Você quer receber um terço em sua casa? Então, peça o seu aqui! <<<

Corremos também o risco de nos esquecermos de levantar nossos olhos para os pontos mais altos da existência humana: agradecermos a Deus pelo dom da vida; agradecermos a Deus pela nossa família; agradecermos a Deus por Ele se ter Encarnado, ter morrido por nós e ter permanecido conosco na Eucaristia!

E quão triste será nossa vida, se nos esquecermos de contemplar e agradecer esses fabulosos dons recebidos de Deus. Quão “sem sentido” será nossa vida se nos esquecermos desse Deus que se fez homem para nos salvar!

Para ajudar a humanidade a não cair nesse terrível esquecimento, é que há cerca de 1000 anos atrás, o Papa Urbano II (esta oração é atribuída a este mesmo Papa que conclamou as Cruzadas) compôs esta oração em honra à Encarnação do Salvador no ceio puríssimo e virginal da Virgem Santa Maria.

“Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.”

É desta forma sacral e poética que São Lucas narra a aparição do Anjo a Maria, e a Encarnação do Verbo! Este episódio é a essência da Oração do Angelus e é por causa desta aparição do Anjo, que a oração recebeu a nome de Angelus.

A Igreja Católica comemora anualmente a Anunciação do Anjo Gabriel a Maria, 9 meses antes do Natal, ou seja, no dia 25 de Março! No entanto, a Anunciação e Encarnação mudaram de tal forma a história da humanidade e têm uma importância tão central para a nossa salvação, que não poderia ser que fossem recordadas somente uma vez ao ano, ou somente quando alguém se lembra-se de rezar esta oração criada pelo Papa… era necessário relembrar diariamente!

Assim, a piedade católica foi criando o hábito – que se transformou na tradição – de rezar a Oração do Angelus 3 vezes ao dia: às 6h, às 12h e às 18h.

Desta forma, ao nascer do sol, no auge do dia e ao por do sol, somos convidados a relembrar e agradecer, por meio desta oração escrita pelo Papa Urbano II, o desproporcionado dom da Encarnação.

O Angelus é composto por três invocações, cada uma com a sua devida resposta, e as três juntas descrevem o mistério da Encarnação do Filho de Deus. As invocações são acompanhadas de uma jaculatória, uma breve oração e três Glórias.

ESTA ORAÇÃO REZA-SE EM MENOS DE 5MIN!

Será que você terá 15min por dia, para dizer a Deus que você se lembrou e agradece o fato de Ele se ter Encarnado por você? 

Façamos esse propósito de rezarmos frequentemente esta Oração do Angelus, e vejamos como ao relembrarmos Jesus e Maria no início, no auge e no fim do nosso dia, nós conseguiremos mais facilmente não nos esquecermos do essêncial da nossa vida espiritual, fugindo assim do perigo de estarmos correndo uma vida não vivida e não meditada!

>>> Quer que rezemos por suas intenções? Clique aqui! <<<

 

ORAÇÃO DO ANGELUS:

Proposta: O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
Resposta: E Ela concebeu do Espírito Santo.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Proposta: Eis aqui a escrava do Senhor.
Resposta: Faça-se em mim segundo a vossa palavra.

Ave Maria…

Proposta: E o Verbo se fez carne.
Resposta: E habitou entre nós.

Ave Maria…

Proposta: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
Resposta: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS: Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da Ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.

Resposta: Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

(Repete-se o Glória mais duas vezes)

>>> Ajude a evangelização do Brasil! Ajude-nos com uma doação! <<<