Santa Teresinha pagou esta dívida

Diariamente, os altares dedicados a Santa Teresinha são visitados por devotos que esperam obter milagres, graças e livramentos desta Santa tão popular.

Entre os muitos milagres de Santa Teresinha temos aqueles obtidos através da “novena das rosas”, mas há vários que são anteriores ao surgimento da novena, e os encontramos descritos nas atas do processo de canonização da jovem carmelita.

Um em especial nos chama atenção e ocorreu na pequena cidade italiana de Galipoli no ano de 1910. O Carmelo desta cidade enfrentava um grande problema financeiro. As freiras quase não tinham o que comer, iam acumulando dívidas e o próprio convento necessitava de reformas urgentes. Muitas vezes, na hora da refeição, as freiras dirigiam-se à capela ao invés do refeitório pois não havia alimento físico e buscavam abrigo junto Àquele que se fizera alimento por toda humanidade e rezavam o santo rosário.

E diante desta dificuldade, foram inspiradas a rezarem a uma jovem carmelita, morta em odor de santidade, que era então Serva de Deus e que estava em processo de beatificação. Decidiram então fazer um tríduo a Santíssima Trindade para obterem esta graça por intermédio da Serva de Deus Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face.

>>> Receba em sua casa um terço da Virgem Maria! Peça já o seu! <<< 

A superiora do convento, Madre Maria Carmela do Coração de Jesus acabou por ficar doente e caiu prostrada na cama devido às preocupações com as dívidas e é justamente ela quem narra o ocorrido. Era o dia 16 de janeiro, festa do Santíssimo Nome de Jesus e fim do tríduo que as freiras haviam organizado.

“Passei a noite anterior ao dia 16 de janeiro um pouco mal, com sofrimentos físicos; soavam as três horas e, quase exausta, me levantei um pouco da cama para refrescar-me e adormeci. No próprio sonho, pareceu-me sentir tocada por uma mão que, levantando o cobertor, me cobria com ternura. Acreditei que uma irmã minha tivesse vindo prestar-me a caridade, e sem abrir os olhos disse: “Deixe-me, não me faça tomar vento, estou toda suada; isto não é bom, estou me sentindo mesmo a ponto de perder a vida”.

Então uma voz desconhecida me disse: “Não, minha filha, é uma coisa boa e não lhe tira a vida. Ouça, o Senhor se serve tanto dos Celestes como dos terrestres; aqui tem quinhentas liras, com as quais você pagará a dívida da comunidade”. E, tendo-lhe eu respondido que a dívida da comunidade era de trezentas liras, ela retomou: “Isso significa que está sobrando um pouco. Mas você não pode ficar com esse dinheiro na cela; venha comigo”. Eu, sem responder, pensava: “Como vou conseguir me levantar neste estado?”

“E imediatamente, penetrando em meu pensamento, ela acrescentou sorrindo: “Acontecerá a bilocação”. E me vi imediatamente fora da cela, em companhia de uma jovem irmã carmelita, de cujas vestes e de cujo véu transparecia uma luz de Paraíso, que nos servia de escolta. Conduziu-me para baixo, até a sala da roda, fez-me abrir uma caixinha em que estava a nota da dívida da comunidade e me entregou as quinhentas liras. Eu a olhei maravilhada e contente, e me prostrei em atitude de gratidão, dizendo-lhe: minha Santa Mãe! Mas, levantando-me e me acariciando com afeição, ela respondeu: “Não, minha filha, não sou a nossa Santa Mãe, sou a serva de Deus irmã Teresa de Lisieux…! Hoje, festa no Céu, festa na terra!… Sendo o Nome de Jesus!”. Eu, comovida, estupefata, nem sabendo o que dizer, mais com o coração que com os lábios, disse: Mamma mia! Estas violências que não param e não pude prosseguir! Então a Celeste Irmã, pousando a mão sobre meu véu, como para ajustá-lo, e com uma carícia fraterna, afastava-se lentamente. “Espere, você poderá errar o caminho” disse eu. E com um sorriso angélico ela me respondeu: Não, não, minha filha, a minha via é segura, eu não me enganei!”

>>> Nós queremos evangelizar o Brasil, e sua ajuda é muito importante para isso! Ajude a Associação Nossa Senhora de Fátima! <<<

Acordei, me sentia um pouco cansada demais, mas fazendo força me levantei, fui ao Coro, à Santa Comunhão. As irmãs me olhavam e, vendo o meu estado, queriam de todo jeito chamar o médico. Passei pela sacristia e, encontrando as duas sacristãs que queriam de qualquer forma me fazer voltar para a cama e chamar o médico, então contei a elas com toda a ingenuidade, o sonho que acabara de ter. Essas duas irmãs queriam me obrigar a ir e abrir a caixinha, mas eu respondi a elas que não devíamos dar fé aos sonhos, e que isso era até pecado. Mas sua insistência foi tamanha, que por pura complacência fui à roda, abri a caixinha e… encontrei realmente a soma milagrosa de quinhentas liras!

E este não foi o único milagre de Santa Teresinha em Galipoli mas sim, o início de uma série de graças. Mensalmente traziam ao convento um excedente de sua receita mensal (anotada fielmente, a cada dia, no livro de contabilidade), que variava entre 25 e 50 liras. Certa vez, porém, ocorreu um fato curioso. No dia 15 de junho Madre Carmela sonha novamente com Santa Teresinha que lhe afirma que “em breve traria 100 liras”.

O bispo da região, Dom Gaetan, vai até o convento para celebrar a missa e durante uma conversa contou que naqueles dias havia sentido falta de uma nota de 100 liras que misteriosamente havia desaparecido de seu cofre. Ele então brincou: “Espero que a Irmã Teresinha traga essa nota para as senhoras…”.

De fato, na madrugada de 6 de outubro, a Serva de Deus, entregou à superiora uma nota de cem liras, dizendo-lhe: “que a força de Deus tira ou dá com a mesma facilidade nas coisas temporais, tanto quanto nas coisas espirituais”. A madre tendo percebido que essa nota pertencia ao bispo, apressou-se em lhe devolver o dinheiro, mas este não aceitou.

Você que está lendo, alguma vez já se sentiu esquecido e desamparado? Esta bela história, tão verídica quando emocionante nos mostra que devemos confiar sempre, pois a mão de Deus nunca se afasta daqueles que recorrem a Ele e pedem por meio de seus servos, os Santos, e de sua Mãe, Maria Santíssima. Reze, Ele está pronto a lhe atender e confie que mesmo nas coisas materiais eles a protegerão continuamente.

>>> Seja você também um benfeitor providencial de nossa Associaçã0! Faça sua doação pela evangelização do Brasil!