Sua doação: | PIX | Boleto | Carnê Digital

Simbolismo do quadro de Nossa Senhora Desatadora dos nós

 

A imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós é muito rica em simbolismos e significados. Conheça o simbolismo do quadro de Nossa Senhora Desatadora dos nós.

Manto azul e túnica vermelha

O manto azul simboliza a virgindade de Maria, enquanto que a túnica vermelha representa a sua maternidade divina. Assim, a pintura expressa o ensinamento teológico segundo o qual Nossa Senhora é, ao mesmo tempo, Virgem e Mãe.

O Espírito Santo

Tem um duplo simbolismo. Primeiro, indicar que Maria, cheia de graça e toda pura, concebeu seu Divino Filho por obra do Espírito Santo.

Em segundo lugar, significa que todas as ações d’Ela em nosso favor, todos os nós de aflição que Ela “desatar”, são desatados por obra do Espírito de Deus.

Receba em sua casa um Terço Dourado! Clique aqui e saiba como.

Coroa de estrelas

As 12 estrelas ao redor da cabeça de Nossa Senhora nos recordam a visão de São João Evangelista no livro do Apocalipse, isto é, a Mulher coroada de estrelas.

A fita e os nós desatados por Maria

A fita nas mãos de Nossa Senhora simboliza a vida de cada um que a Ela recorre. Os nós aparecem do lado esquerdo, uns maiores, outros menores, alguns separados e outros, juntos. Representam as dificuldades que cada pessoa passa, depois do pecado original.

São imagem, de nossos pecados atuais, que nos amarram como ‘nós’ em nossos defeitos e impedem que a graça de Deus frutifique em nossa existência.

À direita de Nossa Senhora a fita aparece sem nós e desce lisa até as mãos de um anjo: que dizer que, pela poderosa intercessão de Maria, os nós são desatados e nossa vida se torna iluminada pela graça divina.

O olhar da Mãe solícita

O olhar de Nossa Senhora incide sobre suas mãos, que desatam os nós. Esse detalhe simboliza a solicitude especial de nossa Mãe celeste por todos e cada um de seus filhos.

Seu maternal desvelo nunca deixa de nos acompanhar em nossa caminhada por esta vida rumo à eternidade, e Ela se acha sempre pronta a nos socorrer nas provações e nos apuros pelos quais passamos.

O anjo que apresenta os nós à Virgem Maria

Os nós da fita são apresentados por um anjo a Nossa Senhora, o que simboliza as nossas orações sendo levadas por nossos anjos da guarda à nossa Mãe celestial, implorando o seu socorro. Quando rezamos, nossas preces se elevam ao Céu como incenso e são recebidas pela Santíssima Virgem, que as deposita em nosso nome nas mãos de Deus.

A serpente sob o calcanhar da Virgem

A serpente calcada aos pés de Nossa Senhora simboliza o demônio, cuja cabeça é esmagada pela Virgem, conforme promessa de Deus no Livro do Gênesis (3,15). Nossa Senhora é a eterna triunfadora sobre o mal, e sempre nos protegerá contra todos os perigos – da alma e do corpo – que nos assaltarem. De nossa parte, nunca deixemos de recorrer a Ela com inteira confiança, certos de que seremos maternalmente socorridos.

O anjo, o homem, o cão e a Igreja

Nossa atenção é atraída inegavelmente para a cena retratada na parte inferior da bela pintura de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Nela vemos um anjo, um homem e um cachorro dirigindo-se a uma igreja situada no fim da estrada.

Segundo algumas interpretações, trata-se do Anjo da Guarda que conduz seu protegido (isto é, cada um de nós), rumo a Deus, simbolizado na igreja erguida no alto de uma montanha.

O cão é símbolo da Providência Divina, sempre a nos acompanhar. Nos concede todas as graças necessárias para alcançarmos o nosso objetivo supremo nesta vida: a salvação eterna. Graças que nos vêm todas pelas mãos de Maria, a Desatadora dos Nós, incansavelmente atenta para nos proteger e amparar nessa caminhada.

Para outros autores, a cena parece ser uma referência ao Livro de Tobias (6,13).

Receba em sua casa um Terço Dourado! Clique aqui e saiba como.

De fato, a história narra a longa e penosa viagem que este empreendeu em busca da cura de seu pai, que ficara cego. Ao longo de sua trajetória, Tobias é acompanhado e protegido pelo Arcanjo Rafael até encontrar Sara, sua futura esposa.

Sara já se casara sete vezes, mas sempre na noite de núpcias seus maridos morriam, por ação de um demônio. Porém, seguindo os conselhos de São Rafael, e depois de muito orar e jejuar, Tobias é ouvido por Deus e obtém a libertação daquele “nó” que amarrava sua futura esposa à maldição do demônio.

Os dois se casaram e retornaram à casa de Tobias, onde o pai deste foi curado por um remédio indicado pelo Arcanjo Rafael.

Assim é a belíssima imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, rica em simbolismos e ensinamentos que nos levam a nutrir maior amor e maior devoção a Mãe tão carinhosa e tão solícita para conosco.


Espero que este arquivo mostrando o simbolismo do quadro de Nossa Senhora Desatadora dos nós tenha lhe feito muito bem espiritualmente.

Nossa Associação está promovendo uma campanha digital de evangelização do Brasil.

Ajude-nos a continuar este trabalho.