
Quem é verdadeiramente o Papa Leão XIV?
Este detalhe fala mais do que mil palavras…
Ontem, o mundo inteiro parou para assistir ao anúncio do novo Papa da Igreja Católica!
Assim como eu, acredito que você também se tenha surpreendido com a eleição de um Cardeal americano, quase desconhecido.
O mundo tentava adivinhar o eleito, as apostas davam vitórias estrondosas a Cardeais mais “papáveis”, no entanto, mais uma vez, o Divino Espírito Santo nos surpreendeu. Acredito até que antes do conclave começar, poucos cardeais acreditariam que o Cardeal Robert Prevost seria eleito.
Agora, a barca da Santa Igreja Católica Apostólica Romana tem um novo guia; as ovelhas de Jesus Cristo têm um novo Pastor; nós, como tribo de Judá do século XXI, temos um novo Leão!
Mas que Leão é este que sucede São Pedro? Quem verdadeiramente ele é?
O que todos vimos do Papa Leão XIV
Verdade seja dita: não há homem em todo o mundo que seja mais analisado, criticado (lato sensu) e no qual se deposita maior esperança do que o Papa! E ontem, essa responsabilidade repousou sobre o Papa Leão XIV.
Mesmo que inconscientemente, todos analisamos cada palavra e princialmente cada atitude do novo Papa, afim de conseguirmos identificar a personalidade dele, ou até mesmo para conferirmos quão próximo estaria ele da nossa expectativa.
E houve atitudes muito significativas na primeira aparição. Tais como: a importância que ele deu à Paz em Cristo, a oração da Ave Maria, a sua missão como Sucessor de Pedro, e também a verdadeira emoção que se fez notar em toda a sua aparição!
Foram lágrimas de sentida emoção pela nova missão que lhe foi confiada por Deus, no sentido de levar os homens até Deus neste tempo que depende de Cristo para evitar tantas catástrofes.
Porém, houve uma atitude do Papa Leão XIV que passou despercebida e que verdadeiramente nos diz quem ele é interiormente!
O que quase ninguém viu do Papa Leão XIV
E tal como referi no título deste artigo, há um ponto, uma atitude do Papa, que passou verdadeiramente despercebida da grande maioria das pessoas, mas que me tocou especialmente e me fez ler e saborear um pouco mais da vida interior e do coração do nosso novo Pastor.
PERGUNTA: Se você estivesse no lugar do Papa e tivesse acabado de ser eleito, sendo invadido por mil pensamentos, aplausos, abraços, sendo parabenizado por todos, pensando já no nome que irá escolher e nas palavras que dirá à multidão…
No meio de tantos estímulos e sentimentos que viriam à sua mente nessa hora, qual seria sua primeira atitude? Se fosse eleito Papa, do que é que você não se esqueceria e faria primeiro?
Alguns diriam que telefonariam para alguém a dar a notícia, ou chamariam alguém para abraçar e partilhar a emoção, ou até simplesmente se deixaria levar pela felicidade do momento…
No entanto, sabe o que o Papa Leão XIV fez? Ele mandou colocar na capela o quadro de Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano, para que ele pudesse ir à capela rezar a Jesus e à Mãe do Bom Conselho, para pedir graças e força para ser fiel à missão que acaba de receber!
Ele poderia ter feito tantas coisas… mas quis trazer para perto dele o quadro com a invocação à qual ele é tão devoto e que o tem acompanhado ao longo da vida sacerdotal.
Quem não se esquece da Mãe do Bom Conselho num dia de tanta glória, com toda a certeza não será esquecido por Maria nas noites de dificuldades!
Abaixo, deixo-lhe o vídeo do momento em que o Papa Leão XIV chegou à capela para rezar diante de Jesus e da Mão do Bom Conselho, para que possa admirar esta simples atitude mas que demonstra um homem verdadeiramente devoto de Maria, que sabe da importância da sua missão, que reconhece a necessidade da força e da Graça de Deus e que não se esquece do mais importante. Viva o Papa Leão XIV o doce Cristo na Terra!