Por que acendemos velas a Deus, ou a um santo?
“Qual a origem do costume de acendermos velas a Deus, ou a um santo. É para comprarmos de Deus alguma graça? Ou para nos livrarmos de algum mal que esteja nos ameaçando?”
Na verdade, o fundamento deste costume é mais profundo do que isso.
Origem
O costume de acender velas já consta no Antigo Testamento. Ali podemos ler que Deus disse a Moisés: “Ordena aos israelitas que te tragam óleo puro de olivas esmagadas para manter continuamente acesas as lâmpadas do candelabro. Aarão as preparará fora do véu do testemunho, na tenda de reunião, a fim de que elas queimem ininterruptamente, da tarde à manhã, diante do Senhor.” (Lv 24,2-3)
Receba em sua casa a Pulseira Terço. Duas devoções em uma! Clique aqui.
Quando pensamos em uma vela acesa, nos lembramos de LUZ, e a ideia de oposição “LUZ e TREVAS” imediatamente nos vêm à mente. O Próprio profeta Isaías nos diz: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz” (Is 9,1) e tal profecia se cumpre quando a Virgem Maria apresenta seu divino Filho no Templo ele que era, nos dizeres de Simeão, a “Luz que ilumina os povos”.
Sacrifício
Quando acendemos uma vela ela é consumida pelo fogo, e este é um ato simbólico de um sacrifício. Assim como no início Deus pediu um sacrifício a Abraão, do mesmo modo que o sacerdote no templo deveria oferecer o sacrifício anual, os cristãos oferecem como que um pequeno sacrifício que se consome totalmente, são as velas.
Portanto, quando acendemos uma vela, representamos uma entrega a Deus, um pequeno holocausto oferecido àquele que é nosso Deus e criador.
No sábado santo, na noite da vigília pascal, o celebrante acende uma grande vela, o Círio Pascal, símbolo de Cristo, Cordeiro que foi sacrificado por nossos pecados, que ressuscita dos mortos e ilumina o mundo.
Fé e Vida
O homem necessita de símbolos que expressem o que traz no fundo de sua alma. O fogo é um símbolo da vida. “Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5,16). Quando Jesus nos fala desta luz se refere à nossa fé.
Quando acendemos uma vela sobre um túmulo, estamos, com isso, querendo dizer que aquela pessoa que faleceu possuía a luz da fé. Também quer representar a luz da nossa fé, que acreditamos na ressurreição dos mortos.
Receba em sua casa a Pulseira Terço. Duas devoções em uma! Clique aqui.
Quando vamos à missa, podemos observar velas sobre o altar. São Pedro Julião Eymard diz que estão ali representando nossa fé no sacrifício eucarístico que se celebra na Missa. Do mesmo modo, a lamparina do Santíssimo Sacramento sempre está acesa para nos recordar a presença de Deus naquela igreja. Deveríamos sentir uma “santa inveja” daquela lamparina que está ali dia e noite, consumindo-se junto ao sacrário.
Velas Votivas
Algumas pessoas fazem promessas de acenderem velas, são as Velas Votivas. É um ato de fé! Votiva quer dizer “voto”, “promessa” a Deus. Ela tem valor?
Sim, tem valor desde que a pessoa tenha fé! Se a chama daquela vela simboliza a fé da pessoa que fez a promessa, é necessário que exista fé! O fiel está fazendo um esforço para ali viver sua fé.
Conclusão
Acender velas, portanto, é um costume muito antigo. Quando acendemos uma vela em casa, ou em alguma igreja, estamos simbolizando a união de nossa oração com a oração da Igreja, a oração de Cristo que é a Luz que ilumina as nações. Não é nenhuma superstição ou algo mágico, mas é um pedido que fazemos a Deus, que ele nos ilumine e aceite nossas orações. Que Ele ilumine as trevas de nossos corações e possamos a cada dia termos consciência de que não fomos feitos para as trevas do pecado, mas para o reino da luz imperecível.
Ajude-nos a continuar nosso trabalho de evangelização e auxílio material aos nossos irmãos mais necessitados.
Levamos o conhecimento do Pão Espiritual, mas também ajudamos com o pão material. Ajude-nos a ajudar!
Peço orações por mim é toda minha família
Por todos os enfermos e os agonizante do dia
Pelas as almas do purgatório
Pelo o papa Francisco e tido o clero.
Amém
Amém, gostei muito da leitura.
Que sejamos sempre livres e que o inimigo não possa nos prender a nada e que nossa luz possa brilhar para que as trevas não cheguem perto.
Assim seja Louvado o nosso Deus. Amém.