Carta aos Colossenses
Aqui você tem a Carta aos Colossenses para que possa ler e meditar!
Se você desejar voltar ao menu da Bíblia clique aqui!
O que dizer da Carta aos Colossenses?
O livro de Colossenses faz parte do Novo testamento e foi escrito por volta de 60 d.C. A cidade de Colossos ficava na província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia. A igreja dessa cidade não havia sido fundada por Paulo, e há indícios de que ele não havia estado lá quando escreveu esta epístola destinada a eles. A possibilidade de que Epafras, companheiro de Paulo tenha sido pioneiro em anunciar o evangelho para eles “Segundo fostes instruídos por Epafras nosso amado conservo e, quanto a vós outros, fiel ministros de Cristo” (Cl 1:7).
Paulo estava preso e havia recebido notícias de falsas doutrinas que estavam sendo ensinadas aos cristãos de Colossos e escreveu esta epístola com o objetivo de combater a falsa doutrina que surgia e chamar aos colossenses a verdadeira fé que Epafras havia anunciado “Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo” (Cl 2:8).
A essência dos ensinamentos dele é de que somente Jesus Cristo poderia salvar e somente por meio dele os pecados são perdoados. Paulo incentiva os colossenses a continuarem fieis, construindo sua fé em alicerce seguro, com vigilância, não crendo em ensinamentos de qualquer pessoa. E sim, daquele que confessa a Jesus Cristo como Senhor e salvador “Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” (Cl 4, 5:6).
Ao longo de quatro capítulos, Paulo ressalta ainda que ao aceitarem Jesus Cristo os cristãos passam a ter uma nova vida, e essa nova vida se manifesta especialmente no amor de uns com os outros “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós” (Cl 3,12:13).
E nas últimas saudações o autor pede que suas palavras sejam enviadas as igrejas de Laodicéia, que ficava em local vizinho, para que então conseguissem levar suas afirmações aos Colossos. O envio desta epístola foi feita por Tíquico, e com ele viajou Onésimo, em favor de quem Paulo escreveu a epístola de Filemon.
Siga-nos na Evangelização
- Gênesis
- Êxodo
- Levítico
- Números
- Deuteronômio
- Josué
- Juízes
- Rute
- I Samuel
- II Samuel
- I Reis
- II Reis
- I Crônicas
- II Crônicas
- Esdras
- Neemias
- Tobias
- Judite
- Ester
- Jó
- Salmos
- I Macabeus
- II Macabeus
- Provérbios
- Eclesiastes
- Cântico dos Cânticos
- Sabedoria
- Eclesiástico
- Isaías
- Jeremias
- Lamentações
- Baruc
- Ezequiel
- Daniel
- Oséias
- Joel
- Amós
- Abdias
- Jonas
- Miquéias
- Naum
- Habacuc
- Sofonias
- Ageu
- Zacarias
- Malaquias
- Evangelho de São Mateus
- Evangelho de São Marcos
- Evangelho de São Lucas
- Evangelho de São João
- Atos dos Apóstolos
- Livro de Romanos
- Primeira Carta aos Coríntios
- Segunda Carta aos Coríntios
- Carta aos Gálatas
- Carta aos Efésios
- Carta aos Filipenses
- Carta aos Colossenses
- Primeira Carta aos Tessalonicenes
- Primeira Carta aos Tessalonicenses
- Primeira Carta a Timóteo
- Segunda Carta a Timóteo
- Carta a Tito
- Carta a Filêmon
- Carta aos Hebreus
- São Tiago
- Primeira Carta de São Pedro
- Segunda Carta de São Pedro
- Primeira Carta de São João
- Segunda Carta de São João
- Terceira Carta de São João
- Carta de São Judas
- Livro do Apocalipse