Livro de Esdras

Aqui você tem os capítulos do Livro de Esdras para que possa ler e meditar!

Se você desejar voltar ao menu da Bíblia clique aqui!

Esdras 1

isse a profecia posta pelo Senhor na boca de Jeremias, o Senhor suscitou o…

Read More


Esdras 2

ia deportado para Babilônia foram os seguintes os habitantes da província que…

Read More


Esdras 3

instalados em suas cidades, todo o povo se reuniu como um só homem em…

Read More


Esdras 4

filhos do cativeiro estavam construindo um templo ao Senhor, o Deus de Israel,…

Read More


Esdras 5

rofetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém, em nome do Deus de…

Read More


Esdras 6

se fizessem verificações em Babilônia, na casa dos arquivos, onde os tesouros…

Read More


Esdras 7

ei da Pérsia, chegou Esdras, filho de Saraías, filho de Azarias, filho de…

Read More


Esdras 8

m comigo de Babilônia, sob o reinado do rei Artaxerxes. 2 - Dos filhos de…

Read More


Esdras 9

de mim e disseram-me: O povo de Israel, os sacerdotes e os levitas não se…

Read More


Esdras 10

chorando esta prece e esta confissão, foi-se reunindo em torno dele uma…

Read More


O que dizer do Livro de Esdras?

 “Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus do céu me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá” (Ed 1:2)

 O livro de Esdras faz parte do Antigo Testamento, e é continuação do segundo livro de crônicas. A tradição atribui este livro a Esdras, um escriba e sacerdote, descendente de Arão, e que dedicou a vida a estudar e ensinar a palavra de Deus durante o exílio dos israelitas na Babilônia.

No entanto ainda não há um consenso entre os estudiosos quanto à sua autoria. Inclusive, existe um segmento de historiadores que afirmam que manuscritos mais antigos, Esdras e Neemias constituíam um único livro com características semelhantes quanto ao estilo e conteúdo.

A seção escrita em primeira pessoa pode ser atribuída a Esdras, por exemplo “e que estendeu para mim a sua misericórdia perante o rei, os seus conselheiros e todos os seus príncipes poderosos. Assim, me animei, segundo a boa mão do Senhor, meu Deus, sobre mim, e ajuntei de Israel alguns chefes para subirem comigo” (Ed 7:28).

Entretanto não há como determinar se foi um único editor que compilou o livro e acrescentou nele os escritos de Esdras ou se foi o próprio Esdras que preparou todo o texto.

Ao descrever a volta de alguns israelitas que estavam aprisionados na Babilônia, e a vida restaurada deles já em Jerusalém e a adoração no templo, Esdras ajuda o povo a reorganizar a sua vida religiosa e social a fim de que as tradições espirituais de Israel sejam conservadas.

E foi Ciro, o Rei da Pérsia, que assinou o decreto 538a.c. libertando o primeiro grupo de israelitas para voltarem da Babilônia. Anos depois, outro grupo volta para Jerusalém, dirigido por Esdras, um escriba versado na lei de Deus. Haviam passado mais de cinqüenta anos desde o dia em que os babilônios (também conhecido como caldeus) derrubaram os muros de Jerusalém, incendiaram os seus palácios e também o templo – essa passagem está descrita no livro de Crônicas.

Nessa invasão a maioria dos que conseguiram escapar dos incêndios haviam sido levados cativos. E foi após o decreto de Ciro, com a volta deles para a cidade, que o tempo foi reconstruído e inaugurado, e o Senhor foi adorado de novo em Jerusalém.

O profeta Isaías se refere a Ciro chamando-o de pastor que digo de Ciro: Ele é meu pastor e cumprirá tudo o que me apraz; que digo também de Jerusalém: Será edificada; e do templo: Será fundado” (Is 44:28) e de ungido do Senhor Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis; para abrir …” (Is 45.1).

Siga-nos na Evangelização

Se deseja acompanhar nossas campanhas de evangelização e de caridade siga nosso site, nosso Facebook, o Instagram e também o Youtube.