Primeira Carta a Timóteo

Aqui você tem a Primeira Carta a Timóteo para que possa ler e meditar!

Se você desejar voltar ao menu da Bíblia clique aqui!

I Timóteo 1

Salvador, e de Jesus Cristo, nossa esperança, 2 - a Timóteo, meu verdadeiro…

Read More


I Timóteo 2

súplicas, ações de graças por todos os homens, 2 - pelos reis e por todos os…

Read More


I Timóteo 3

está desejando uma função sublime. 2 - Porque o bispo tem o dever de ser…

Read More


I Timóteo 4

alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a…

Read More


I Timóteo 5

mo a um pai, aos moços como a irmãos, 2 - às mulheres de idade como a mães, às…

Read More


I Timóteo 6

s senhores dignos de toda honra, para que não sejam caluniados o nome de Deus e…

Read More


O que dizer da Primeira Carta a Timóteo?

As duas epístolas fazem parte do Novo Testamento e a tradição atribui a autoria delas ao apostolo Paulo, que as escreveu no período de 62 a 67 d.C. Estas são epístolas dirigidas a indivíduos (Timoteo e Tito) para serem lidas nas igrejas onde eles eram responsáveis. Timóteo era um jovem pastor filho de uma judia e um grego, que tinha sido ajudante de Paulo em sua obra.

“Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé o amor que há em Cristo Jesus. Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (1Tm 1,14:15)

Paulo começa a epístola incentivando Timóteo a ter cuidado com os falsos mestres e ficar vigilante com relação a falsas doutrinas, além de tratar sobre a conduta pastoral “Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas” (1Tm 6:12).

Paulo instrui Timóteo sobre a Adoração “Quero portanto que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas sem ira e sem animosidade. Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia, e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas com vestuário dispendioso, porem com boas obras” (1 Tm 2,8:10) e na responsabilidade da liderança amadurecida e séria para a igreja. Essencialmente, a conduta pastoral deve ter cuidado com seus membros e alertar a comunidade contra o pecado, deve também considerar as viúvas, anciãos e escravos “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento”(1Tm 3,1:3).

Ao longo de seis capítulos, o apóstolo Paulo encoraja Timóteo a permanecer firme, com perseverança e fidelidade a Deus em sua vocação “Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis”(1Tm 4, 9:10).

Siga-nos na Evangelização

Se deseja acompanhar nossas campanhas de evangelização e de caridade siga nosso site, nosso Facebook, o Instagram e também o Youtube.