Livro de Oséias
Aqui você tem o Livro de Oséias para que possa ler e meditar!
Se você desejar voltar ao menu da Bíblia clique aqui!
O que dizer do Livro de Oséias?
O livro Oséias faz parte do Velho Testamento e sua autoria é atribuída ao profeta, onde estabelece uma relação entre sua vida pessoal com as mensagens proféticas para o povo de Deus. Ele era filhos de Beeri e foi o único profeta que registrou durante os últimos anos de sua vida um conjunto de profecias para Israel. Ele viveu entre 785 e725 a.C., e registrou as profecias por volta de 755 a 725 a.C.
Ao longo de quatorze capítulos, constatamos inicialmente Oséias descreve uma mulher adúltera e um marido fiel, “Quando, pela primeira vez, falou o SENHOR por intermédio de Oséias, então, o SENHOR lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor” (Os 1:2) uma forma simbólica de falar sobre a infidelidade de Israel que praticava a idolatria “Agora pecam mais e mais e da sua prata fazem imagens de fundição, ídolos segundo o seu conceito, todos obras de artífices, e dizem: sacrificai a eles. Homens até beijam bezerros” (Os 13:2) e posteriormente o profeta descreve a condenação de Israel, sobretudo Samaria por adorar a ídolos, e depois sua restauração.
As primeiras passagens do livro trazem poemas distintos que ilustram como o povo de Deus colocava sua fé em imagens e idolatrava outros deuses. O Senhor ordena que Oséias se case com Gomer – uma mulher que o abandona pelos seus amantes mesmo após de lhe dar três filhos. Com base no que estava vivendo o profeta faz uma comparação das ações de Israel com a prostituição e o abandono de um casamento. Posteriormente o profeta repreende esse modo de vida do povo e ressalta as promessas do Senhor para teu povo e a sua misericórdia infinita “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos” (Os 6:6)
O final do livro de Oséias demonstra como o amor de Deus restaura o seu povo e se esquece de seus erros quando eles se aproximam Dele com um coração quebrantado e arrependido, e ainda, faz referência a vinda do Messias de Israel dali a 700 anos, e com isso Oséias ainda é citado frequentemente no Novo Testamento.
Siga-nos na Evangelização
- Gênesis
- Êxodo
- Levítico
- Números
- Deuteronômio
- Josué
- Juízes
- Rute
- I Samuel
- II Samuel
- I Reis
- II Reis
- I Crônicas
- II Crônicas
- Esdras
- Neemias
- Tobias
- Judite
- Ester
- Jó
- Salmos
- I Macabeus
- II Macabeus
- Provérbios
- Eclesiastes
- Cântico dos Cânticos
- Sabedoria
- Eclesiástico
- Isaías
- Jeremias
- Lamentações
- Baruc
- Ezequiel
- Daniel
- Oséias
- Joel
- Amós
- Abdias
- Jonas
- Miquéias
- Naum
- Habacuc
- Sofonias
- Ageu
- Zacarias
- Malaquias
- Evangelho de São Mateus
- Evangelho de São Marcos
- Evangelho de São Lucas
- Evangelho de São João
- Atos dos Apóstolos
- Livro de Romanos
- Primeira Carta aos Coríntios
- Segunda Carta aos Coríntios
- Carta aos Gálatas
- Carta aos Efésios
- Carta aos Filipenses
- Carta aos Colossenses
- Primeira Carta aos Tessalonicenes
- Primeira Carta aos Tessalonicenses
- Primeira Carta a Timóteo
- Segunda Carta a Timóteo
- Carta a Tito
- Carta a Filêmon
- Carta aos Hebreus
- São Tiago
- Primeira Carta de São Pedro
- Segunda Carta de São Pedro
- Primeira Carta de São João
- Segunda Carta de São João
- Terceira Carta de São João
- Carta de São Judas
- Livro do Apocalipse