Livro de Naum

Aqui você tem o Livro de Naum para que possa ler e meditar!

Se você desejar voltar ao menu da Bíblia clique aqui!

Naum 1

>2 - O Senhor é um Deus zeloso e vingador, o Senhor é um vingador irascível o…

Read More


Naum 2

alguém que anuncia a felicidade. Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre teus…

Read More


Naum 3

e que não põe termo à sua rapinagem! 2 - Ruído de chicote! Estrondo de rodas!…

Read More


O que dizer do Livro de Naum?

Este livro possui apenas três capítulos e faz parte do Antigo Testamento. Ele foi escrito por volta de 663 a 612 a.C. e sua autoria é atribuída ao próprio Naum: profeta que viveu na mesma época em que viveram Habacuque e Sofonias. Ele descreve a queda de Nínive (capital da Assíria) de forma poética “Peso de Nínive. Livro da visão de Naum, o elcosita. O Senhor é Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de furor; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés” (Na 1,1:3).

Ocorreu que a Assíria havia dominado os países do oriente médio ao longo de cento e cinquenta anos.

Foi após a pregação de Jonas que a cidade de Nínive abandonou seus maus caminhos e a idolatria para servir ao Senhor, e após esses cento e cinqüenta anos este povo retornou a estas praticas. (Naum 3:1-4). E, novamente, o Senhor levanta um profeta para Nínive e o leva a pregar sobre o julgamento na destruição da cidade e chamá-los ao arrependimento “O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam” (Na 1:7)

Apesar disso, o ninivitas não deram crédito à advertência feita pelo profeta e consequentemente a cidade ficou sob o domínio dos babilônicos “Eis que eu estou contra ti, diz o Senhor dos Exércitos. Queimarei na fumaça os teus carros, a espada devorará os teus leõezinhos, arrancarei da terra a tua presa, e já não se ouvirá a voz dos teus embaixadores” (Na 2:13); “Não há remédio para a tua ferida; a tua chaga é incurável; todos os que ouvirem a tua fama baterão palmas sobre ti; porque sobre quem não passou continuamente a tua maldade?” (Na 3:19)

Siga-nos na Evangelização

Se deseja acompanhar nossas campanhas de evangelização e de caridade siga nosso site, nosso Facebook, o Instagram e também o Youtube.