Livro do Cântico dos Cânticos

Aqui você tem o Livro do Cântico dos Cânticos para que possa ler e meditar!

Se você desejar voltar ao menu da Bíblia clique aqui!

Cântico dos Cânticos 1

- - Ah! Beija-me com os beijos de tua boca! Porque os teus amores são mais…

Read More


Cântico dos Cânticos 2

/sup> - - Como o lírio entre os espinhos, assim é minha amiga entre as jovens.…

Read More


Cântico dos Cânticos 3

oração ama procurei-o, sem o encontrar. 2 - Vou levantar-me e percorrer a…

Read More


Cântico dos Cânticos 4

teu véu os teus olhos são como pombas, teus cabelos são como um rebanho de…

Read More


Cântico dos Cânticos 5

minha mirra e o meu bálsamo, como o meu favo com meu mel, e bebo o meu vinho…

Read More


Cântico dos Cânticos 6

ra onde se retirou o teu amigo? Nós o buscaremos contigo. 2 - - O meu bem-amado…

Read More


Cântico dos Cânticos 7

vejamos. - Por que olhais a Sulamita, quando ela entra na dança de Maanaim? 2…

Read More


Cântico dos Cânticos 8

Então, encontrando-te fora, poderia beijar-te sem que ninguém me censurasse. 2…

Read More


O que dizer do Livro do Cântico dos Cânticos?

Em latim é chamado somente de Cânticos. O título hebraico é uma expressão Cântico dos Cânticos, com significado superlativo “o mais excelente cântico”. Na bíblia hebraica, Cânticos dos Cânticos faz parte de uma coletânea lida nos dias festivos do calendário judaico. Os outros livros dessa coletânea são Rute, Ester, Eclesiastes e Lamentações.

O primeiro versículo indica que Salomão escreveu o Livro de Cantares de Salomão e estes cânticos foram selecionados entre os 1.005 que ele teria escrito “Compôs três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco” (1Rs 4:32), provavelmente durante a primeira fase de seu reinado. Com isso o período de sua composição estimado é de 965 a.C.

Ao longo de oito capítulos, os Cantares de Salomão trazem poemas líricos de amor, escrito para exaltar as virtudes do casamento, e do amor entre o marido e sua esposa. O casamento é claramente um propósito de Deus, uma bênção para a humanidade. Desse ponto de vista, o homem e sua mulher passam a viver juntos se completando, e por meio do casamento, integram a sociedade amando e respeitando um ao outro com autoridade espiritual, emocional e física.

Os cânticos passam por várias fases, desde o inicio, ainda antes do casamento, mostrando como a noiva anseia para estar com seu noivo, passando pela noite de núpcias onde o marido ressalta a beleza de sua esposa, e com linguagem simbólica a esposa seduz o marido, fazem amor e Deus os abençoa; até a maturação do casamento, quando o casal enfrenta momentos difíceis simbolizado em um sonho onde a mulher sulamita arrepende-se de ter repreendido seu marido e com sentimento de culpada, sai em busca dele, e reconciliam-se. Ao final do livro o cântico termina evidenciando que o casal está confiante e seguro, protegido em seu amor, e cantam a natureza do amor verdadeiro, e querem permanecer na presença um do outro.

Siga-nos na Evangelização

Se deseja acompanhar nossas campanhas de evangelização e de caridade siga nosso site, nosso Facebook, o Instagram e também o Youtube.