Livro de Sofonias
Aqui você tem o Livro de Sofonias para que possa ler e meditar!
Se você desejar voltar ao menu da Bíblia clique aqui!
O que dizer do Livro de Sofonias?
Este livro possui apenas três capítulos e faz parte do Antigo Testamento. Ele foi escrito por volta de 663 a 612 a.C. e sua autoria é atribuída ao próprio Sofonias: profeta que viveu na mesma época em que viveram Naum e Habacuc “A palavra do Senhor, que veio a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá” (Sf 1:1).
Seu nome faz uma referência à proteção dada por Deus durante a opressão e a idolatria do reinado de Manasses, ou uma mensagem de proteção de Deus em meio a seu castigo, para aqueles que se arrependem.
O profeta fala essencialmente sobre o Dia do Senhor, em que ele promover correção ao povo de Judá e os moradores de Jerusalém “E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e castigarei os homens que se espessam como a borra do vinho, que dizem no seu coração: O Senhor não faz o bem nem faz o mal (Sf 1:12).
A mensagem de Sofonias parece ter sido anunciada antes da reforma religiosa feita por Josias, rei de Judá, e o Senhor castigará também os outros povos e as cidades dos filisteus “Eu dizia: Certamente me temerás, e aceitarás a correção, e assim a sua morada não seria destruída, conforme tudo aquilo porque a castiguei; mas eles se levantaram de madrugada, corromperam todas as suas obras. Portanto esperai-me, diz o Senhor, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque o meu decreto é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; porque toda esta terra será consumida pelo fogo do meu zelo” (Sf 3,7:8)
Sofonias foi um corajoso profeta que anunciou ao povo com clareza pois sabia que estava próximo o Dia do Senhor. Inclusive o primeiro versículo dia “Palavra do Senhor” e o último diz “diz o Senhor”. Como já havia acontecido em outras épocas, o Senhor tem misericórdia do povo e mantem a promessa de que “O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo” (Sf 3:17)
Siga-nos na Evangelização
- Gênesis
- Êxodo
- Levítico
- Números
- Deuteronômio
- Josué
- Juízes
- Rute
- I Samuel
- II Samuel
- I Reis
- II Reis
- I Crônicas
- II Crônicas
- Esdras
- Neemias
- Tobias
- Judite
- Ester
- Jó
- Salmos
- I Macabeus
- II Macabeus
- Provérbios
- Eclesiastes
- Cântico dos Cânticos
- Sabedoria
- Eclesiástico
- Isaías
- Jeremias
- Lamentações
- Baruc
- Ezequiel
- Daniel
- Oséias
- Joel
- Amós
- Abdias
- Jonas
- Miquéias
- Naum
- Habacuc
- Sofonias
- Ageu
- Zacarias
- Malaquias
- Evangelho de São Mateus
- Evangelho de São Marcos
- Evangelho de São Lucas
- Evangelho de São João
- Atos dos Apóstolos
- Livro de Romanos
- Primeira Carta aos Coríntios
- Segunda Carta aos Coríntios
- Carta aos Gálatas
- Carta aos Efésios
- Carta aos Filipenses
- Carta aos Colossenses
- Primeira Carta aos Tessalonicenes
- Primeira Carta aos Tessalonicenses
- Primeira Carta a Timóteo
- Segunda Carta a Timóteo
- Carta a Tito
- Carta a Filêmon
- Carta aos Hebreus
- São Tiago
- Primeira Carta de São Pedro
- Segunda Carta de São Pedro
- Primeira Carta de São João
- Segunda Carta de São João
- Terceira Carta de São João
- Carta de São Judas
- Livro do Apocalipse