Livro de Zacarias

Aqui você tem o Livro de Zacarias para que possa ler e meditar!

Se você desejar voltar ao menu da Bíblia clique aqui!

Zacarias 1

ra do Senhor foi dirigida ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de…

Leia Mais


Zacarias 2

- e perguntei ao porta-voz: Meu senhor, que cornos são estes? Ele…

Leia Mais


Zacarias 3

do anjo do Senhor Satã estava à sua direita como acusador. 2 - O (anjo do)…

Leia Mais


Zacarias 4

m do sono. 2 - E perguntou-me: Que vês? Vejo um candelabro todo de ouro,…

Leia Mais


Zacarias 5

ava. 2 - (O anjo) disse-me: Que vês? Um rolo que voa, respondi, o qual tem…

Leia Mais


Zacarias 6

saíam dentre duas montanhas: estas eram montanhas de bronze. 2 - No primeiro…

Leia Mais


Zacarias 7

i dirigida a Zacarias no quarto dia do nono mês (mês de Casleu). 2 - Ora, Betel…

Leia Mais


Zacarias 8

: Eis o que diz o Senhor dos exércitos: 2 - consumo-me de ardente amor por Sião…

Leia Mais


Zacarias 9

de Damasco. (Porque ao Senhor pertencem as cidades de Arã, assim como todas as…

Leia Mais


Zacarias 10

enhor faz brilhar o relâmpago, proporciona chuva para todos e ao homem a…

Leia Mais


Zacarias 10

enhor faz brilhar o relâmpago, proporciona chuva para todos e ao homem a…

Leia Mais


Zacarias 11

edros geme, cipreste, porque o cedro caiu. 2 - As mais belas árvores foram…

Leia Mais


Zacarias 12

r, que estendeu os céus, firmou a terra e formou o sopro (espírito) que o homem…

Leia Mais


Zacarias 13

os habitantes de Jerusalém, que apagará os seus pecados e suas impurezas. 2 -…

Leia Mais


Zacarias 14

o divididos no meio de ti. 2 - Juntarei todas as nações ao redor de Jerusalém:…

Leia Mais


O que dizer do Livro de Zacarias?

O nome Zacarias é comum no Antigo Testamento, e vários homens receberam esse nome naquela época. No caso do profeta o nome é muito apropriado, pois significa “Javé Lembra”, pois as mensagens que ele anunciou entre 520 e 518 a.C. diziam que o povo ainda era escolhido por Deus após terem voltado do exílio.

O livro mostra que a salvação está ao alcance de todos “Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios e te darei livre acesso entre esses que aqui se encontram” (Zc 3:7) Contudo, é importante ressaltar que nem todas as pessoas serão salvas (teoria universalista), isso porque a salvação é plano do Senhor para seu povo, e para isso é preciso estar na presença do Senhor, acreditar Nele. A salvação não está ligada a escolhas políticas ou elitistas, por exemplo, ou algo que fosse simplesmente um regimento criado por mãos humanas, leis humanas.

O último capítulo fala sobre o juízo sobre Jerusalém e que o Senhor é bom, e deseja que todos o conheçam e sigam seus estatutos. Acima da lei dos homens está a Lei de Deus, e para estar de acordo com ela é preciso ouvir a palavra Dele, escutar os profetas “Portanto, dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos Exércitos” (Zc 1:3).

O profeta que viveu no mesmo tempo de Ageu, e um exemplo da influência política que foi superada pela vontade soberana do Senhor foi a liberação de Judá e de Jerusalém de seus inimigos políticos. Esse acontecimento fortaleceu a pregação de Zacarias, que constantemente relembrava o povo que o Senhor é soberano sobre toda a terra, mesmo que as circunstâncias digam que não. Uma outra questão que o profeta aborda com coragem, é a passagem onde ele alerta o povo sobre falsos profetas e a desaprovação do Senhor por pastores que abandonam seu rebanho “Ai do Pastor que abandona o seu rebanho” (Zc 11:17).

O livro de Zacarias tem um total de quatorze capítulos. Ele anunciava ao povo que Deus tudo vê, tudo sabe, a qualquer tempo. As afirmações do poder do sobre o mundo ensinam que é Ele quem determina o que será feito à não, e mesmo a vida de cada um – isso não exclui a liberdade de opção das pessoas, inclusive há relatos de pessoas que ainda com todo cuidado do Senhor se rebelaram – “Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá: O Senhor é meu Deus” (Zc 13:9).

Siga-nos na Evangelização

Se deseja acompanhar nossas campanhas de evangelização e de caridade siga nosso site, nosso Facebook, o Instagram e também o Youtube.