Carta a Tito
Aqui você tem a Carta a Tito para que possa ler e meditar!
Se você desejar voltar ao menu da Bíblia clique aqui!
O que dizer da Carta a Tito?
Tito era um gentio que havia se tornado cristão e acompanhou Paulo em seu trabalho missionário. Inclusive, esta epístola que veio a fazer parte do Novo Testamento foi escrita pelo próprio apostolo Paulo, no período de 62 a 64 d.C. Há indicações de que Paulo tenha escrito a Tito de Nicópolis em Épiro. A ilha de Creta era o local onde Paulo deixou Tito encarregado de liderar a igreja, e era habitada por nativos e judeus que ainda não conheciam a verdade sobre Jesus Cristo “A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em cada cidade, como eu o instruí” (Tt 1:5).
Depois de estabelecer várias igrejas em todo o mundo oriental Paulo havia conquistado grande respeito no meio cristão, dando credibilidade e grande repercussão as suas epistolas. E pela introdução desta “a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador” (Tt 1:4) podemos constatar a consideração que sentiam um pelo outro.
Além da busca por líderes, Paulo faz sugestões sobre como Tito devia instruí-los para o crescimento da fé em Cristo e melhor orientação dos cristãos daquele lugar. Ao longo de apenas três capítulos, ele faz uma sugestão para ajudar Tito a permanecer em seu ministério, firme na fé em Cristo, podendo ele ir a Nicópolis e levasse com ele cerca de dois outros membros daquela igreja para ajudar na obra do Senhor “Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros. Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador” (Tt 3, 3:6).
Siga-nos na Evangelização
- Gênesis
- Êxodo
- Levítico
- Números
- Deuteronômio
- Josué
- Juízes
- Rute
- I Samuel
- II Samuel
- I Reis
- II Reis
- I Crônicas
- II Crônicas
- Esdras
- Neemias
- Tobias
- Judite
- Ester
- Jó
- Salmos
- I Macabeus
- II Macabeus
- Provérbios
- Eclesiastes
- Cântico dos Cânticos
- Sabedoria
- Eclesiástico
- Isaías
- Jeremias
- Lamentações
- Baruc
- Ezequiel
- Daniel
- Oséias
- Joel
- Amós
- Abdias
- Jonas
- Miquéias
- Naum
- Habacuc
- Sofonias
- Ageu
- Zacarias
- Malaquias
- Evangelho de São Mateus
- Evangelho de São Marcos
- Evangelho de São Lucas
- Evangelho de São João
- Atos dos Apóstolos
- Livro de Romanos
- Primeira Carta aos Coríntios
- Segunda Carta aos Coríntios
- Carta aos Gálatas
- Carta aos Efésios
- Carta aos Filipenses
- Carta aos Colossenses
- Primeira Carta aos Tessalonicenes
- Primeira Carta aos Tessalonicenses
- Primeira Carta a Timóteo
- Segunda Carta a Timóteo
- Carta a Tito
- Carta a Filêmon
- Carta aos Hebreus
- São Tiago
- Primeira Carta de São Pedro
- Segunda Carta de São Pedro
- Primeira Carta de São João
- Segunda Carta de São João
- Terceira Carta de São João
- Carta de São Judas
- Livro do Apocalipse