Livro de Ageu

Aqui você tem o Livro de Ageu para que possa ler e meditar!

Se você desejar voltar ao menu da Bíblia clique aqui!

Ageu 1

xto mês, a palavra do Senhor foi dirigida pelo profeta Ageu ao governador de…

Read More


Ageu 2

dia do sétimo mês, a palavra do Senhor fez-se ouvir por intermédio do profeta…

Read More


O que dizer do Livro de Ageu?

Este livro possui apenas dois capítulos e faz parte do Antigo Testamento. A sua autoria é atribuída ao próprio profeta “No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo: Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada” (Ag 1,1:2).

Ocorreu que em 538 a.C. os israelitas começavam a voltar da Babilônia (após o decreto assinado por Ciro, rei da Pércia) onde viviam cativos, eram escravizados.

O povo estava reconstruindo suas casas, mas não se preocupava em reconstruir o templo, que estava destruído“Fala agora a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e ao restante do povo, dizendo: Quem há entre vós que tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela? Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos, Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais. Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca; E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos” (Ag 2,1:5)

Ageu era contemporâneo do profeta Zacarias e anuncia ao povo a necessidade de reconstruir o templo. Os israelitas deveriam se voltar para o Senhor e buscar Suas bênçãos de paz e prosperidade para o povo, principalmente após o longo período de sofrimento servindo os babilônicos “Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, tomar-te-ei, ó Zorobabel, servo meu, filho de Sealtiel, diz o Senhor, e far-te-ei como um anel de selar; porque te escolhi, diz o Senhor dos Exércitos” (Ag 2:23)

Siga-nos na Evangelização

Se deseja acompanhar nossas campanhas de evangelização e de caridade siga nosso site, nosso Facebook, o Instagram e também o Youtube.