Livro de São Tiago

Aqui você tem o Livro de São Tiago para que possa ler e meditar!

Se você desejar voltar ao menu da Bíblia clique aqui!

São Tiago 1

ribos da dispersão, saúde! 2 - Considerai que é suma alegria, meus irmãos,…

Read More


São Tiago 2

Cristo, guardai-vos de toda consideração de pessoas. 2 - Suponde que entre na…

Read More


São Tiago 3

mestres sabeis que seremos julgados mais severamente, 2 - porque todos nós…

Read More


São Tiago 4

elas de vossas paixões, que combatem em vossos membros? 2 - Cobiçais, e não…

Read More


São Tiago 5

sobre vós virão. 2 - Vossas riquezas apodreceram e vossas roupas foram comidas…

Read More


O que dizer do Livro de São Tiago?

Este livro que compõe o Novo Testamento possui apenas cinco capítulos e data de 62 d.C. Embora seja um livro curto, em comparação aos outros livros da bíblia, traz com muita sabedoria grandes ensinamentos sobre o proceder cristão, a mais freqüente delas refere-se à vigilância no falar:

“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce” (Tg 3,1:12)

Entre outras recomendações como amar sem discriminar, exercer obras na fé, confiar no futuro sobre a autoridade de Deus:
”Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo” (Tg 2,10:13)

Siga-nos na Evangelização

Se deseja acompanhar nossas campanhas de evangelização e de caridade siga nosso site, nosso Facebook, o Instagram e também o Youtube.