Livro de Rute

Aqui você tem os capítulos do Livro de Rute para que possa ler e meditar!

Se você desejar voltar ao menu da Bíblia clique aqui!

Rute 1

terra. Um homem partiu de Belém de Judá, com sua mulher e seus dois filhos,…

Read More


Rute 2

deroso e rico da família de Elimelec, chamado Booz. 2 - Rute, a moabita, disse…

Read More


Rute 3

te assegure uma existência tranqüila, para que sejas feliz. 2 - Este Booz,…

Read More


Rute 4

o homem que tinha o direito de resgate, do qual falara, chamou-o e disse-lhe:…

Read More


O que dizer do livro de Rute

Rute é bisavó de Davi, considerado maior rei de Israel.

Tendo em vista a semelhança de linguagem entre os livros de Rute, Juízes e Samuel, a autoria deste oitavo livro da bíblia é atribuída a Samuel. Além dele, há indícios de participações de Ezequias e Davi, embora as evidências textuais não confirmem essa teoria.

A história se passa no tempo em que o povo de Israel ainda era governado por Juízes. Rute era casada com um israelita, ela era uma jovem do país de Moabe, e após a morte do marido se une ainda mais à sua sogra. Com isso, Noemi e Rute vão morar em Belém e, depois de algum tempo em dificuldades Rute se casa novamente, com um parente de seu primeiro marido. Na descendência deste segundo casamento, nasceu seu bisneto Davi, maior rei de Israel.

Um destaque da trajetória de Rute é quando sua sogra chamada Noemi, e que perdera os três filhos tenta convencer as noras a arrumarem outros casamentos e seguirem com suas vidas, e não partirem com ela, se dizendo velha e com isso atrapalhariam a vida delas. Das três noras, Rute foi a única a ficar com a sogra e se comprometer a viver com ela, rejeitando a recomendação da sogra onde acima da consideração, estava também a fé no Deus de Israel. O Senhor honrou sua fidelidade e fé, abençoando seu segundo casamento com Boáz, que além de oferecer-lhe uma vida próspera e descendência, cuidou também de Noemi como parte da família.

Este livro é um dos exemplos que a Bíblia traz sobre o cuidado do Senhor com os seus desde o Antigo testamento. O testemunho de Rute  mostra as bênçãos recebidas por uma estrangeira quando se volta para o Deus de Israel, passando a fazer parte de seu povo. Esse contexto é destacado inclusive, por vir após o livro de Juízes que descreve as desgraças que viram quando o povo de Deus se afastou dele.

Siga-nos na Evangelização

Se deseja acompanhar nossas campanhas de evangelização e de caridade siga nosso site, nosso Facebook, o Instagram e também o Youtube.