Segunda Carta a Timóteo

Aqui você tem a Segunda Carta a Timóteo para que possa ler e meditar!

Se você desejar voltar ao menu da Bíblia clique aqui!

II Timóteo 1

a anunciar a promessa da vida que está em Jesus Cristo, 2 - a Timóteo, filho…

Read More


II Timóteo 2

esus Cristo. 2 - O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas,…

Read More


II Timóteo 3

o difícil. 2 - Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos,…

Read More


II Timóteo 4

há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: 2 - prega…

Read More


O que dizer da Segunda Carta a Timóteo?

As duas epístolas fazem parte do Novo Testamento e a tradição atribui a autoria delas ao apostolo Paulo, que as escreveu no período de 62 a 67 d.C. Estas são epístolas dirigidas a indivíduos (Timóteo e Tito) para serem lidas nas igrejas onde eles eram responsáveis. Timóteo era um jovem pastor filho de uma judia e um grego, que tinha sido ajudante de Paulo em sua obra.

Há indícios de que Paulo tenha percebido que sua vida terrena provavelmente estaria chegando ao fim, e isso faz desse livro em essência as “últimas palavras” de Paulo “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (2Tm 4,7:8).

            Nesta epístola ele procura encorajar Timóteo a permanecer na presença de Cristo, mantendo firme a sua fé e zelando pela doutrina “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”(2Tm 3,16:17).
Ao longo de quatro capítulos Paulo ressalta a importância de se evitar as crenças e práticas ímpias, e combater a imoralidade do meio do povo Ele alerta ainda que no fim dos tempos haverá perseguição aos cristãos e conclui fazendo um apelo  para que permaneçam firmes na fé e terminem a corrida forte “…prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina“ (2Tm 3, 16:17)

Siga-nos na Evangelização

Se deseja acompanhar nossas campanhas de evangelização e de caridade siga nosso site, nosso Facebook, o Instagram e também o Youtube.