[adrotate banner=”5″]

Deuteronômio 23

1 – O homem, cujos testículos foram esmagados ou cortado o membro viril, não será admitido na assembléia do Senhor.

2 – O bastardo não entrará tampouco na assembléia do Senhor, mesmo até a décima geração.

3 – O amonita e o moabita não serão admitidos na assembléia do Senhor, mesmo até a décima geração,

4 – nem nunca jamais, porque não quiserem sair ao vosso encontro no caminho com pão e água, quando saísses do Egito, e também porque assalariaram contra ti Balaão, filho de Beor, de Fetor, na Mesopotâmia, para que te amaldiçoasse.

5 – Mas o Senhor, teu Deus, que te ama, não quis ouvir Balaão e trocou para ti a sua maldição em bênção.

6 – Enquanto viveres, não lhes procurarás jamais prosperidade nem bem-estar.

7 – Não abominarás o idumeu (ou edomita) porque é teu irmão, nem o egípcio tampouco, porque foste forasteiro em sua terra.

8 – Os seus descendentes, à terceira geração, poderão entrar na assembléia do Senhor.

9 – Quando saíres a combater contra os teus inimigos, guardar-te-ás de toda má ação.

10 – Se alguém dentre vós não estiver puro, em conseqüência de um acidente noturno, sairá do acampamento, e não voltará.

11 – Pela tarde, lavar-se-á em água e poderá reintegrar-se ao acampamento ao pôr-do-sol.

12 – Haverá, fora do acampamento, um lugar retirado, aonde poderás dirigir-te.

13 – Terás contigo, em tuas bagagens, uma pá de que te servirás para abrir um buraco quando fores à parte e, partindo, cobrirás com terra os teus excrementos.

14 – Porque o Senhor, teu Deus, anda pelo meio do acampamento para proteger-te e livrar-te dos teus inimigos o teu acampamento deverá ser santo não aconteça que, à vista de alguma coisa chocante o Senhor se desvie de ti.

15 – Não entregarás ao seu senhor o escravo fugitivo que se refugiar em tua casa.

16 – Ele ficará contigo, em tua terra , no lugar que tiver escolhido numa de tuas cidades, onde melhor lhe parecer, e não o molestarás.

17 – Não haverá mulher cortesã nem prostituta entre as filhas ou entre os filhos de Israel.

18 – Seja qual for o voto que tiveres feito, não levarás à casa do Senhor, teu Deus, o ganho de uma prostituta nem o salário de um cão porque uma e outra coisa são abominadas pelo Senhor, teu Deus.

19 – Não exigirás juro algum de teu irmão, quer se trate de dinheiro, quer de gêneros alimentícios, ou do que quer que seja que se empreste a juros.

20 – Poderás exigi-lo do estrangeiro, mas não de teu irmão, para que o Senhor, teu Deus, te abençoe em todas as tuas empresas na terra em que entrarás para possuí-la.

21 – Quando tiveres feito um voto ao Senhor, teu Deus, não demorarás em cumpri-lo, porque o Senhor, teu Deus, não deixará de pedir-te contas dele, e contrairias um pecado.

22 – Se não fizeres voto, não pecarás.

23 – Mas a promessa saída dos teus lábios, tu a cumprirás, e observarás fielmente o voto que fizeste espontaneamente ao Senhor, teu Deus, como disseste por tua própria boca.

24 – Quando entrares na vinha do teu próximo, poderás comer livremente quantas uvas quiseres, mas não as levarás contigo em tua cesta.

25 – Quando entrares na seara de trigo do teu próximo, poderás colher espigas com a mão, mas não usarás a foice.

[adrotate banner=”4″]

Baixe o App Salve Maria! para Android ou IOS e tenha a Bíblia, a Liturgia Diária, o Santo do dia, livro de orações e muito mais, na palma de sua mão. CLIQUE AQUI!

Você já nos acompanha nas redes socias? Siga-nos no Facebook, no Instagram e também o nosso canal no Youtube.