[adrotate banner=”5″]

Eclesiastes 5

1 – Não te apresses em abrir a boca que teu coração não se apresse em proferir palavras diante de Deus, porque Deus está no céu, e tu na terra que tuas palavras sejam, portanto, pouco numerosas.

2 – Porque muitas ocupações geram sonhos, e a torrente de palavras faz nascer resoluções insensatas.

3 – Quando fizeres um voto a Deus, realiza-o sem delonga, porque aos insensatos Deus não é favorável. Portanto, cumpre teu voto.

4 – Mais vale não fazer voto, que prometer a não ser fiel à promessa.

5 – Não permitas à tua boca fazer pecar a tua carne, e não digas ao sacerdote que isto foi apenas uma inadvertência, para não suceder que Deus se irrite com essas palavras e reduza a nada tua empresa.

6 – Porque muitos cuidados geram sonhos, e a torrente de palavras, despropósitos. Assim, pois, teme a Deus.

7 – Se vires na região a opressão do pobre, ou a violação do direito e da justiça, não te admires, porque o que é grande é observado por outro maior e ambos por maiores ainda.

8 – Sob todos os pontos de vista, uma vantagem para uma nação é um rei para um país cultivado.

9 – Aquele que ama o dinheiro nunca se fartará, e aquele que ama a riqueza não tira dela proveito. Também isso é vaidade.

10 – Quando abundam os bens, numerosos são os que comem, e que vantagem há para os seus possuidores, senão ver como se comportam?

11 – Doce é o sono dos trabalhador, tenha ele pouco ou muito para comer mas a abundância do rico o impede de dormir.

12 – Vi uma dolorosa miséria debaixo do sol: as riquezas que um possuidor guarda para sua desgraça.

13 – Caso essas riquezas venham a se perder em conseqüência de algum desagradável acontecimento, se ele tiver um filho, nada lhe restará na sua mão.

14 – Nu saiu ele do ventre de sua mãe, tão nu como veio sairá desta vida, e, pelo seu trabalho, nada receberá que possa levar em suas mãos.

15 – Sim, é uma dolorosa miséria que ele se vá assim como veio e que vantagem terá ele por ter trabalhado para o vento?

16 – Todos os seus dias foram consumidos numa sombria dor, em extrema amargura, no sofrimento e na irritação.

17 – Eis o que eu reconheci ser bom: que é conveniente ao homem comer, beber, gozar de bem-estar em todo o trabalho ao qual ele se dedica debaixo do sol, durante todos os dias de vida que Deus lhe der. Esta é a sua parte.

18 – Se Deus dá ao homem bens e riquezas, e lhe concede delas comer e delas tomar sua parte, e se alegrar no seu trabalho, isso é um dom de Deus.

19 – Ele não pensa no número dos dias de sua vida, quando Deus derrama em seu coração a alegria.

[adrotate banner=”4″]

Baixe o App Salve Maria! para Android ou IOS e tenha a Bíblia, a Liturgia Diária, o Santo do dia, livro de orações e muito mais, na palma de sua mão. CLIQUE AQUI!

Você já nos acompanha nas redes socias? Siga-nos no Facebook, no Instagram e também o nosso canal no Youtube.