[adrotate banner=”5″]

Eclesiastes 9

1 – Apliquei então meu espírito ao esclarecimento de tudo isso: os justos, os sábios e seus atos estão na mão de Deus. O homem ignora se isso será amor ou ódio. Tudo é possível.

2 – Um mesmo destino para todos: há uma sorte idêntica para o justo e para o ímpio, para aquele que é bom como para aquele que é impuro, para o que oferece sacrifícios como para o que deles se abstém. O homem bom é tratado como o pecador e o perjuro como o que respeita seu juramento.

3 – Entre tudo que se faz debaixo do sol, é uma desgraça só existir para todos um mesmo destino: por isso o espírito dos homens transborda de malícia, a loucura ocupa o coração deles durante a vida, depois da qual vão para a casa dos mortos.

4 – Porque, enquanto um homem permanece entre os vivos, há esperança mais vale um cão vivo que um leão morto.

5 – Com efeito, os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem mais nada para eles não há mais recompensa, porque sua lembrança está esquecida.

6 – Amor, ódio, ciúme, tudo já pereceu não terão mais parte alguma, para o futuro, no que se faz debaixo do sol.

7 – Ora, pois, come alegremente teu pão e bebe contente teu vinho, porque Deus já apreciou teus trabalhos.

8 – Traja sempre vestes brancas e haja sempre azeite (perfumado) em tua cabeça.

9 – Desfruta da vida com a mulher que amas, durante todos os dias da fugitiva e vã existência que Deus te concede debaixo do sol. Esta é tua parte na vida, o prêmio do labor a que te entregas debaixo do sol.

10 – Tudo que tua mão encontra para fazer, faze-o com todas as tuas faculdades, pois que na região dos mortos, para onde vais, não há mais trabalho, nem ciência, nem inteligência, nem sabedoria.

11 – Nas minhas investigações debaixo do sol, vi ainda que a corrida não é para os ágeis, nem a batalha para os bravos, nem o pão para os prudentes, nem a riqueza para os inteligentes, nem o favor para os sábios: todos estão à mercê das circunstâncias e da sorte.

12 – O homem não conhece sua própria hora: semelhantes aos peixes apanhados pela rede fatal, os passarinhos presos no laço, os homens são enlaçados na hora da calamidade que se arremessa sobre eles de súbito.

13 – Vi também, debaixo do sol, este exemplo de uma sabedoria que me pareceu grande:

14 – havia uma pequena cidade, pouco populosa, contra a qual veio um poderoso rei que a sitiou e construiu contra ela fortes trincheiras.

15 – Ora, aí se encontrava um pobre homem, prudente, cuja sabedoria salvou a cidade e ninguém se lembrou desse pobre homem.

16 – Por isso eu disse: A sabedoria vale mais que a força mas a sabedoria do pobre é desprezada e às suas palavras não se dão ouvidos.

17 – As palavras calmas dos sábios são mais bem ouvidas que os gritos de um chefe entre insensatos.

18 – A sabedoria vale mais que as máquinas de guerra mas um só pecador pode causar a perda de muitos bens.

[adrotate banner=”4″]

Baixe o App Salve Maria! para Android ou IOS e tenha a Bíblia, a Liturgia Diária, o Santo do dia, livro de orações e muito mais, na palma de sua mão. CLIQUE AQUI!

Você já nos acompanha nas redes socias? Siga-nos no Facebook, no Instagram e também o nosso canal no Youtube.