[adrotate banner=”5″]

Êxodo 30

1 – “Construirás um altar para queimares sobre ele o incenso. Fá-lo-ás de madeira de acácia

2 – seu comprimento será de um côvado, e sua largura de um côvado será quadrado e terá dois côvados de altura. Seus cornos farão corpo com ele.

3 – Cobrirás de ouro puro a sua parte superior, os seus lados ao redor e os seus cornos e lhe farás uma bordadura de ouro em volta.

4 – Farás para ele duas argolas de ouro, abaixo da bordadura, dos dois lados. Colocarás essas argolas dos dois lados para receberem os varais que servirão ao seu transporte.

5 – Farás os varais de madeira de acácia e recobri-los-ás de ouro.

6 – Colocarás o altar diante do véu que oculta a arca da aliança, em frente do propiciatório que se encontra sobre a arca, no lugar onde virei a ti.

7 – Aarão queimará sobre o altar incenso aromático a cada manhã,

8 – quando preparar as lâmpadas queimá-lo-á também entre as duas tardes, quando acender as lâmpadas. Haverá desse modo incenso diante do Senhor perpetuamente nas gerações futuras.

9 – Não oferecereis sobre esse altar nem perfume profano, nem holocausto, nem oferta, e não derramareis sobre ele libação.

10 – Uma vez por ano, Aarão fará a expiação sobre os cornos do altar. Com o sangue da vítima pelo pecado, fará a expiação uma vez por ano, em todas as gerações futuras. Esse altar será uma coisa santíssima, consagrada ao Senhor.”

11 – O Senhor disse a Moisés:

12 – “Quando fizeres os recenseamentos dos israelitas, cada um pagará ao Senhor o resgate de sua vida, para que esse alistamento não atraia sobre ele algum flagelo.

13 – Cada um daqueles que forem recenseados pagará meio siclo (segundo o valor do siclo do santuário, que é de vinte gueras), meio siclo como contribuição devida ao Senhor.

14 – Todo homem recenseado de vinte anos para cima pagará a contribuição devida ao Senhor.

15 – O rico não dará mais e o pobre não dará menos de meio siclo para pagar a contribuição devida ao Senhor em resgate de vossas vidas.

16 – Cobrarás dos israelitas o dinheiro do resgate, e o aplicarás ao serviço da tenda de reunião ele será um memorial diante do Senhor, de como os israelitas asseguraram o resgate de suas vidas.”

17 – O Senhor disse a Moisés:

18 – “Farás uma bacia de bronze para as abluções, com um pedestal de bronze colocá-la-ás entre a tenda de reunião e o altar, e deitarás água nela.

19 – Aarão e seus filhos tirarão daí a água para lavar as mãos e os pés.

20 – Quando entrarem na tenda de reunião, deverão lavar-se com essa água, para que não morram. Igualmente quando se aproximarem do altar para o serviço, para oferecer um sacrifício ao Senhor.

21 – Lavarão os pés e as mãos, para que não morram. Essa será para eles, Aarão e sua posteridade, uma lei perpétua, de geração em geração.”

22 – O Senhor disse a Moisés:

23 – “Escolhe os mais preciosos aromas: quinhentos siclos de mirra virgem, a metade, ou seja, duzentos e cinqüenta siclos de cinamomo, duzentos e cinqüenta siclos de cana odorífera,

24 – quinhentos siclos de cássia (segundo o siclo do santuário), e um hin de óleo de oliva.

25 – Farás com tudo isso um óleo para a sagrada unção, uma mistura odorífera composta segundo a arte do perfumista. Tal será o óleo para a sagrada unção.

26 – Ungirás com ele a tenda de reunião e a arca da aliança,

27 – a mesa e seus acessórios, o candelabro e seus acessórios, o altar dos perfumes,

28 – o altar dos holocaustos e todos os seus utensílios, e a bacia com seu pedestal.

29 – Depois que os tiveres consagrado, eles tornar-se-ão objetos santíssimos, e tudo o que os tocar será consagrado.

30 – Ungirás Aarão e seus filhos, e os consagrarás, para que me sirvam como sacerdotes.

31 – Dirás então aos israelitas: este óleo vos servirá para a unção santa, de geração em geração.

32 – Não se derramará dele sobre o corpo de homem algum e não fareis outro com a mesma composição: é uma coisa sagrada, e deveis considerá-la como tal.

33 – Se alguém fizer uma imitação, ou ungir com ele um estrangeiro, será cortado do meio de seu povo.”

34 – O Senhor disse a Moisés: “Toma aromas: resina, casca odorífera, gálbano, aromas e incenso puro em partes iguais.

35 – Farás com tudo isso um perfume para a incensação, composto segundo a arte do perfumista, temperado com sal, puro e santo.

36 – Depois de tê-lo reduzido a pó, pô-lo-ás diante da arca da aliança na tenda de reunião, lá onde virei ter contigo. Essa será para vós uma coisa santíssima.

37 – Não fareis para vosso uso outro perfume da mesma composição: considerá-lo-ás como uma coisa consagrada ao Senhor.

38 – Se alguém fizer uma imitação desse perfume para respirar o seu odor, será cortado do meio de seu povo.”

[adrotate banner=”4″]

Baixe o App Salve Maria! para Android ou IOS e tenha a Bíblia, a Liturgia Diária, o Santo do dia, livro de orações e muito mais, na palma de sua mão. CLIQUE AQUI!

Você já nos acompanha nas redes socias? Siga-nos no Facebook, no Instagram e também o nosso canal no Youtube.