[adrotate banner=”5″]

Êxodo 36

1 – Beseleel, Ooliab e todos os homens prudentes que o Senhor dotou de inteligência e habilidade, para saberem executar todos os trabalhos necessários ao serviço do santuário, conformaram-se inteiramente às instruções recebidas do Senhor.

2 – Moisés chamou Beseleel, Ooliab e todos os homens prudentes que o Senhor tinha dotado de inteligência, todos os que eram impelidos pelo seu coração a empreender a execução desse trabalho.

3 – Levaram todas as ofertas que os israelitas haviam trazido a Moisés para a execução dos trabalhos necessários ao serviço do santuário. E, como o povo continuasse, cada manhã, a trazer espontaneamente ofertas,

4 – os homens prudentes que executavam os trabalhos do santuário deixaram cada um a obra que estava fazendo, e vieram dizer a Moisés:

5 – “O povo traz muito mais do que é necessário para a execução do trabalho que o Senhor ordenou”.

6 – Então, por ordem de Moisés, fez-se no acampamento esta proclamação: “Que ninguém, nem homem nem mulher, traga mais ofertas para o santuário”. Assim, o povo foi proibido de trazer mais.

7 – O material trazido era mais que suficiente para tudo o que havia a fazer.

8 – Os mais hábeis entre os operários construíram o tabernáculo: dez cortinas de linho fino retorcido, púrpura violeta e escarlate, e carmesim com querubins artisticamente bordados.

9 – O comprimento de cada cortina era de vinte e oito côvados, sua largura de quatro côvados e tinham todas as mesmas dimensões.

10 – Juntaram as cortinas cinco por cinco.

11 – Laços de púrpura violeta foram colocados na orla da cortina que rematava esses dois grupos.

12 – Foram postos cinqüenta laços na primeira cortina, e cinqüenta na extremidade da última cortina do segundo grupo, situadas bem em face umas das outras.

13 – As cortinas foram presas urnas às outras por meio de cinqüenta colchetes de ouro, de modo que o tabernáculo formou um todo.

14 – Fizeram-se, em seguida, cortinas de peles de cabra, para formar uma tenda sobre o tabernáculo foram feitas onze dessas cortinas.

15 – O comprimento de uma delas era de trinta côvados, e sua largura de quarenta côvados e tinham todas as mesmas dimensões.

16 – Cinco dessas cortinas foram juntadas de um lado, e seis de outro.

17 – Cinqüenta colchetes foram colocados na orla da última cortina de um desses grupos e cinqüenta na orla da última cortina do segundo.

18 – Depois fizeram cinqüenta colchetes de bronze para unir as peças, de modo que a tenda formasse um só todo.

19 – Foi feita a cobertura da tenda de peles de carneiros tintas de vermelho, sobre as quais se meteu uma cobertura de peles de golfinhos.

20 – As tábuas do tabernáculo foram feitas de madeira de acácia, colocadas verticalmente.

21 – As tábuas tinham dez côvados de comprimento e um côvado e meio de largura.

22 – Cada tábua tinha dois encaixes ligados um ao outro: assim se fez com todas as tábuas do tabernáculo.

23 – Fizeram para o lado meridional do tabernáculo, ao sul, vinte tábuas.

24 – Meteram sob essas vinte tábuas quarenta suportes de prata, dois sob cada tábua, para seus dois encaixes.

25 – Para o segundo lado do tabernáculo, ao norte, fizeram vinte tábuas,

26 – com quarenta suportes de prata, à razão de dois por tábua.

27 – Para o fundo do tabernáculo, ao ocidente, fizeram seis tábuas.

28 – Para os ângulos do tabernáculo, ao fundo, fizeram duas tábuas.

29 – Elas eram emparelhadas desde a base, formando juntas um só todo até o alto, na primeira argola. O mesmo se fez com as duas tábuas colocadas nos ângulos.

30 – Havia, pois, oito tábuas com seus suportes de prata, em número de dezesseis, dois sob cada tábua.

31 – Fizeram em seguida cinco travessas de madeira de acácia para as tábuas de um dos lados do tabernáculo,

32 – cinco para as tábuas do segundo lado e cinco para as que estavam do lado posterior do tabernáculo, ao ocidente.

33 – A travessa central estendia-se ao longo das tábuas, de uma extremidade à outra.

34 – Recobriram de ouro essas tábuas e se lhes puseram argolas de ouro, pelas quais passaram as travessas, recobertas também elas de ouro.

35 – Foi feito o véu de púrpura violeta e escarlate, de carmesim e linho retorcido, onde foram bordados artisticamente alguns querubins.

36 – Fizeram para ele quatro colunas de madeira de acácia revestidas de ouro, com pregos de ouro, e fundiram para elas quatro pedestais de prata.

37 – Para a entrada da tenda foi feito o véu de púrpura violeta e escarlate, de carmesim e linho retorcido, artisticamente bordado.

38 – Fizeram, para suspender esse véu, cinco colunas munidas de ganchos recobriram de ouro seus capitéis e suas vergas seus cinco pedestais foram feitos de bronze.

[adrotate banner=”4″]

Baixe o App Salve Maria! para Android ou IOS e tenha a Bíblia, a Liturgia Diária, o Santo do dia, livro de orações e muito mais, na palma de sua mão. CLIQUE AQUI!

Você já nos acompanha nas redes socias? Siga-nos no Facebook, no Instagram e também o nosso canal no Youtube.