[adrotate banner=”5″]

Ezequiel 23

1 – A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:

2 – Filho do homem: era uma vez duas mulheres, filhas de uma mesma mãe.

3 – Elas se prostituíram no Egito e se desonraram ainda jovens. Lá foram apertados os seus peitos, lá foi apalpado o seu seio virginal.

4 – A mais velha chamava-se Oolá, e sua irmã Ooliba pertenceram a mim, e me deram filhos e filhas. (Seus nomes: Oolá é Samaria Ooliba, Jerusalém.)

5 – Oolá foi infiel e tornou-se louca de amores por seus amantes: os assírios, vizinhos dela,

6 – vestidos de púrpura, governadores e chefes, jovens sedutores, cavaleiros montados.

7 – Ela prodigalizou seus encantos a essa elite dos assírios, e, junto de todos esses por quem se achava seduzida, maculou-se com seus ídolos.

8 – Não renunciou às suas devassidões do Egito, desde o tempo em que haviam dormido com ela ainda jovem, e acariciando os seus seios virginais, cobrindo-a de torpezas

9 – por isso, entreguei-a a seus amantes, os assírios, por quem ela ansiava

10 – eles descobriram-lhe a nudez, tomaram seus filhos e filhas, e a degolaram a golpes de espada. Foi um exemplo para as mulheres, porque justiça lhe foi feita.

11 – Sua irmã Ooliba havia sido testemunha disso ela porém foi piorando em seus amores, e foi ainda mais depravada que sua irmã.

12 – Prostituiu-se aos assírios, governadores e chefes, seus vizinhos, esplendidamente vestidos, cavaleiros montados, jovens sedutores.

13 – Vi que também ela se desonrava, seguiam ambas o mesmo caminho.

14 – Ela, todavia, foi mais longe em suas depravações quando viu homens desenhados no muro, figuras dos caldeus pintados a vermelho,

15 – levando cintos sobre os rins e tiaras na cabeça, todos como grandes senhores, retratos de babilônios saídos da Caldéia,

16 – ela se apaixonou por eles ao primeiro olhar, e enviou-lhes mensageiros à Caldéia.

17 – E os filhos de Babilônia a ela vieram, para o leito de seus amores conspurcaram-na com suas devassidões. Apenas foi aviltada, seu coração sentiu ódio deles.

18 – Mas, como havia patenteado suas sem-vergonhices e descoberto sua nudez, eu me desgostei dela, como me havia magoado de sua irmã,

19 – porque ela multiplicou os seus desregramentos, lembrando o tempo de sua mocidade, quando ela se desonrava no Egito.

20 – Ela ardeu ali em amor por luxuriosos, cujo membro era como um membro de asno, e sua lubricidade igual à dos cavalos.

21 – Voltaste às licenciosidades de tua juventude, do tempo em que os egípcios apertavam teus peitos, e afagavam teu seio juvenil

22 – e, devido a isso, Ooliba, eis o que diz o Senhor Javé: eu vou excitar contra ti todos os amantes dos quais te desgostaste vou trazê-los contra ti de todos os lados:

23 – os babilônios, e os caldeus, e Pecod, e Choa, e Coa, com eles os assírios jovens e belos, todos os governadores e chefes, guerreiros e cavaleiros montados,

24 – que marcharão contra ti com armas, carros e carruagens, e toda uma multidão de povos. Eles levantarão escudos e couraças contra ti de todos os lados e eu lhes entrego o teu julgamento procederão de conformidade com as suas leis.

25 – Eu desencadeio meu ciúme contra ti eles te tratarão com fúria e te cortarão o nariz e as orelhas os que restarem dos teus perecerão pela espada. Eles tomarão teus filhos e filhas o resto será devorado pelo fogo,

26 – Despojar-te-ão de tuas vestes, levarão tuas jóias.

27 – Assim porei fim a teus crimes, e a tuas depravações começadas no Egito não mais levantarás os olhos para eles, não mais te hás de lembrar do Egito.

28 – Pois eis o que diz o Senhor Javé: vou entregar-te àqueles que odeias, de quem te desgostaste eles hão de tratar-te odiosamente.

29 – Arrebatarão o fruto do teu trabalho eles te deixarão nua, descoberta, expondo a vergonha de tuas impudicícias, depravações e prostituições.

30 – Eis o que te sucederá devido às tuas luxúrias com as nações, e tuas depravações com os ídolos.

31 – Seguiste o mesmo caminho que tua irmã, e devido a isso eu porei o seu cálice em tua mão.

32 – Eis o que diz o Senhor Javé: beberás o cálice de tua irmã, cálice largo e profundo, que provocará motejo e riso, tamanha é a sua dimensão.

33 – ficarás cheia de embriaguez e de dor: é uma taça de entorpecimento e terror, a taça de tua irmã Samaria.

34 – Bebe-a! Esvazia-a! Morderás até os cacos, e te rasgarão os seios. Sou eu que o digo – oráculo do Senhor Javé.

35 – Pois, eis o que diz o Senhor Javé: porque tu me esqueceste e lançaste atrás das costas, carregarás tu também o peso de tua criminosa prostituição.

36 – Disse-me o Senhor: filho do homem, não vais julgar Oolá e Ooliba, e denunciar-lhes as abominações?

37 – Elas cometeram adultério, há sangue em suas mãos elas fornicaram com os ídolos e os filhos a quem deram à luz fizeram-nos passar pelo fogo para queimá-los.

38 – Eis ainda o que me fizeram: desonraram o meu santuário e profanaram os meus sábados.

39 – No mesmo dia em que imolaram seus filhos a seus ídolos, penetraram em meu santuário para profaná-lo, eis o que fizeram em minha própria casa.

40 – Fizeram mais. Mandaram buscar homens de terras longínquas, os quais acorreram, logo que receberam a mensagem para eles, tu te banhaste, pintaste os olhos, puseste os teus adornos.

41 – Tu te assentaste sobre um leito aparatoso, em frente ao qual estava preparada uma mesa, onde tu tinhas posto o meu incenso e o meu óleo

42 – ouvia-se o barulho de uma multidão satisfeita a essa massa de homens se juntavam os bêbados do deserto, que metiam braceletes nas mãos (das duas irmãs) e coroas esplêndidas em suas cabeças.

43 – Então disse eu àquela que envelhecera nos adultérios: Pois ela, também ela, prossegue ainda em suas depravações!

44 – Entram pela casa dela como pela de uma prostituta. É assim que freqüentavam Oolá e Ooliba, essas mulheres perdidas!

45 – Os justos, porém, vão julgá-las, como se faz com as adúlteras, e com aquelas que derramam sangue, porque são, de fato, adúlteras suas mãos estão manchadas de sangue.

46 – Pois eis o que diz o Senhor Javé: Que suba contra elas uma assembléia! Sejam entregues à exação e à pilhagem!

47 – Que se reúna o povo para apedrejá-las, e cortá-las em pedaços pela espada. Que se matem seus filhos e suas filhas, e sejam incendiadas suas moradas!

48 – Dessa forma, porei termo aos crimes da terra, e todas as mulheres aprenderão a não imitar vossa luxúria.

49 – Recairão sobre vós as vossas devassidões, e carregareis o peso da vossa idolatria. Conhecereis, assim, que sou eu o Senhor Javé.

[adrotate banner=”4″]

Baixe o App Salve Maria! para Android ou IOS e tenha a Bíblia, a Liturgia Diária, o Santo do dia, livro de orações e muito mais, na palma de sua mão. CLIQUE AQUI!

Você já nos acompanha nas redes socias? Siga-nos no Facebook, no Instagram e também o nosso canal no Youtube.