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Gálatas 4
1 – Explico-me: enquanto o herdeiro é menor, em nada difere do escravo, ainda que seja senhor de tudo,
2 – mas está sob tutores e administradores, até o tempo determinado por seu pai.
3 – Assim também nós, quando menores, estávamos escravizados pelos rudimentos do mundo.
4 – Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei,
5 – a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção.
6 – A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!
7 – Portanto já não és escravo, mas filho. E, se és filho, então também herdeiro por Deus.
8 – Outrora, é certo, desconhecendo a Deus, servíeis aos que na realidade não são deuses.
9 – Agora, porém, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo conhecidos por Deus, como é que tornais aos rudimentos fracos e miseráveis, querendo de novo escravizar-vos a eles?
10 – Observais dias, meses, estações e anos!
11 – Temo que os meus esforços entre vós tenham sido em vão. Voltemos à nossa confiança cordial
12 – Irmãos, sede como eu, pois também eu me tornei como vós. Não tenho nenhum motivo de queixa contra vós.
13 – Estais lembrados de como eu estava doente quando, pela primeira vez, vos preguei o Evangelho
14 – e fui para vós uma provação por causa do meu corpo. Mas nem por isto me desprezastes nem rejeitastes, antes me acolhestes como um enviado de Deus, como Cristo Jesus.
15 – Onde está agora aquele vosso entusiasmo? Asseguro-vos que, se possível fora, teríeis arrancado os vossos olhos para mos dar!
16 – Tornei-me, acaso, vosso inimigo, porque vos disse a verdade?
17 – Eles vos testemunham amizade com má intenção, e querem separar-vos de mim, para captar a vossa amizade.
18 – É maravilhoso receber demonstrações de boa amizade, mas que seja em todas as circunstâncias, e não somente quando estou convosco.
19 – Filhinhos meus, por quem de novo sinto dores de parto, até que Cristo seja formado em vós,
20 – quem me dera estar agora convosco, para descobrir o tom que convém à minha linguagem, visto que eu me encontro extremamente perplexo a vosso respeito.
21 – Dizei-me, vós que quereis estar sujeitos a uma lei: não ouvis a lei?
22 – A Escritura diz que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre.
23 – O da escrava, filho da natureza e o da livre, filho da promessa.
24 – Nestes fatos há uma alegoria, visto que aquelas mulheres representam as duas alianças: uma, a do monte Sinai, que gera para a escravidão, é Agar.
25 – (O monte Sinai está na Arábia.) Corresponde à Jerusalém atual, que é escrava com seus filhos.
26 – Mas a Jerusalém lá do alto é livre e esta é a nossa mãe,
27 – porque está escrito: Alegra-te, ó estéril, que não davas à luz rejubila e canta, tu que não tinhas dores de parto, pois são mais numerosos os filhos da abandonada do que daquela que tem marido (Is 54,1).
28 – Como Isaac, irmãos, vós sois filhos da promessa.
29 – Como naquele tempo o filho da natureza perseguia o filho da promessa, o mesmo se dá hoje.
30 – Que diz, porém, a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque o filho da escrava não será herdeiro com o filho da livre (Gn 21,10).
31 – Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas sim da que é livre.
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