[adrotate banner=”5″]

Gênesis 42

1 – Jacó, sabendo que havia trigo no Egito, disse aos seus filhos: “Por que estais olhando uns para os outros?

2 – Eu soube que há trigo no Egito. Descei lá e comprai-o para nós poderemos assim viver e escaparemos à morte.”

3 – E os dez irmãos de José desceram ao Egito para comprar trigo.

4 – Jacó não deixou partir com seus irmãos Benjamim, irmão de José, “com medo, pensava ele, de que lhe acontecesse alguma desgraça.”

5 – Os filhos de Israel chegaram, pois, no meio de uma multidão de outros para comprar víveres, porque a fome reidiva na terra de Canaã.

6 – José era o governador de toda a região, e era ele quem vendia o trigo a todo o mundo. Desde sua chegada, os irmãos de José prostraram-se diante dele com o rosto por terra.

7 – José reconheceu-os imediatamente, mas, comportando-se com eles como um estrangeiro, disse-lhes com rudeza: “Donde vindes?” “Da terra de Canaã, responderam eles, para comprar víveres.”

8 – Foi assim que José reconheceu a seus irmãos, mas eles não o reconheceram.

9 – E lembrava-se dos sonhos que tivera outrora a respeito deles disse-lhes: “Vós sois espiões: viestes explorar os pontos fracos do país.”

10 – “Não, meu senhor, responderam, teus servos vieram comprar víveres.

11 – Somos todos filhos dum mesmo pai, somos gente honesta teus servos não são espiões.”

12 – “Não é verdade –, disse-lhes ele, viestes explorar os pontos fracos do país.”

13 – Eles responderam: “Somos doze irmãos, filhos dum mesmo pai, na terra de Canaã. O mais novo está agora em casa de nosso pai, o outro já não existe.”

14 – José disse-lhes: “É bem como eu disse: sois espiões.

15 – Sereis, aliás, postos à prova: pela vida do faraó, não saireis daqui antes que tenha vindo vosso irmão mais novo.

16 – Mandai um de vós buscá-lo enquanto isso, ficareis prisioneiros. Vossas palavras serão assim provadas, e veremos se dissestes a verdade. Do contrário, pela vida do faraó, sois espiões!”

17 – E mandou metê-los numa prisão durante três dias.

18 – No terceiro dia, José disse-lhes: “Fazei isto, e vivereis, porque sou cheio do temor a Deus.

19 – Se sois gente de bem, que um dentre vós fique detido em prisão e os outros partam levando o trigo para alimentar vossas famílias.

20 – Trazei-me então vosso irmão mais novo, para que eu possa verificar a verdade de vossas palavras, e não morrereis.” Foi o que fizeram.

21 – Disseram uns aos outros: “Em verdade, expiamos o crime cometido contra o nosso irmão, porque víamos a angústia de sua alma quando ele nos suplicava, e não o escutamos! Eis por que veio sobre nós esta desgraça!”

22 – “Não vos tinha eu dito, disse-lhes Rubem, para não pecardes contra o menino? Não quisestes ouvir-me, e eis agora que nos é reclamado o seu sangue!”

23 – Ora, não sabiam que José os compreendia, porque lhes tinha falado por meio de um intérprete.

24 – E José afastou-se deles para chorar. Voltou em seguida e falou-lhes e escolheu Simeão, ao qual mandou prender na presença deles.

25 – José ordenou depois que se enchessem de trigo os seus sacos, e que se pusesse o dinheiro de cada um em seu saco de viagem, e também que se lhes dessem provisões para o caminho: assim foi feito.

26 – Eles carregaram o trigo sobre os seus jumentos e partiram.

27 – Na estalagem, abrindo um deles o seu saco para dar de comer ao seu jumento, viu que o seu dinheiro estava na boca do saco.

28 – “Devolveram-me o meu dinheiro, disse ele aos seus irmãos ei-lo aqui no meu saco!” Desfaleceu-se-lhes o coração, e, tomados de espanto, disseram uns aos outros: “Que é isto que Deus nos fez?”

29 – Voltaram para junto de Jacó, seu pai, na terra de Canaã, e contaram-lhe nestes termos tudo o que lhes tinha acontecido:

30 – “O homem que governa o país nos falou asperamente e nos tomou por espiões.

31 – Dissemos-lhe que éramos gente honesta, e não espiões

32 – que éramos doze irmãos, filhos dum mesmo pai, dos quais um já não existia mais, e o mais novo estava no momento com nosso pai, na terra de Canaã.

33 – O governador do país disse-nos: por isso reconhecerei se sois gente de bem: deixai junto de mim um de vossos irmãos, levai o trigo que precisais para alimentar vossas famílias, e parti.

34 – Conduzir-me-eis então vosso irmão mais novo: assim saberei que não sois espiões, mas gente honesta. Eu vos devolverei então vosso irmão, e podereis negociar no país.”

35 – E, esvaziando os seus sacos, eis que o pacote de dinheiro de cada um se encontrava em seu saco. Quando eles e seu pai viram seu dinheiro, tiveram medo.

36 – Jacó disse-lhes: “Vós me tirais os meus filhos! José já não existe, Simeão tampouco, e quereis me tomar ainda Benjamim! Tudo vem cair sobre mim!”

37 – Rubem disse-lhe: “Tira a vida aos meus dois filhos, se eu não te reconduzir Benjamim! Confia-o a mim: eu to reconduzirei.”

38 – “Meu filho, tornou Jacó, não descerá convosco, porque seu irmão morreu, e só resta ele. Se lhe acontecesse um acidente nesta viagem que ides fazer, faríeis descer os meus cabelos brancos à habitação dos mortos, sob o peso da dor.”

[adrotate banner=”4″]

Baixe o App Salve Maria! para Android ou IOS e tenha a Bíblia, a Liturgia Diária, o Santo do dia, livro de orações e muito mais, na palma de sua mão. CLIQUE AQUI!

Você já nos acompanha nas redes socias? Siga-nos no Facebook, no Instagram e também o nosso canal no Youtube.