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I Coríntios 11

1 – Tornai-vos os meus imitadores, como eu o sou de Cristo.

2 – Eu vos felicito, porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais as minhas instruções, tais como eu vo-las transmiti.

3 – Mas quero que saibais que senhor de todo homem é Cristo, senhor da mulher é o homem, senhor de Cristo é Deus.

4 – Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta falta ao respeito ao seu senhor.

5 – E toda mulher que ora ou profetiza, não tendo coberta a cabeça, falta ao respeito ao seu senhor, porque é como se estivesse rapada.

6 – Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo. Ora, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então que se cubra com um véu.

7 – Quanto ao homem, não deve cobrir sua cabeça, porque é imagem e esplendor de Deus a mulher é o reflexo do homem.

8 – Com efeito, o homem não foi tirado da mulher, mas a mulher do homem

9 – nem foi o homem criado para a mulher, mas sim a mulher para o homem.

10 – Por isso a mulher deve trazer o sinal da submissão sobre sua cabeça, por causa dos anjos.

11 – Com tudo isso, aos olhos do Senhor, nem o homem existe sem a mulher, nem a mulher sem o homem.

12 – Pois a mulher foi tirada do homem, porém o homem nasce da mulher, e ambos vêm de Deus.

13 – Julgai vós mesmos: é decente que uma mulher reze a Deus sem estar coberta com véu?

14 – A própria natureza não vos ensina que é uma desonra para o homem usar cabelo comprido?

15 – Ao passo que é glória para a mulher uma longa cabeleira, porque lhe foi dada como um véu.

16 – Se, no entanto, alguém quiser contestar, nós não temos tal costume e nem as igrejas de Deus.

17 – Fazendo-vos essas advertências, não vos posso louvar a respeito de vossas assembléias que causam mais prejuízo que proveito.

18 – Em primeiro lugar, ouço dizer que, quando se reúne a vossa assembléia, há desarmonias entre vós. (E em parte eu acredito.

19 – É necessário que entre vós haja partidos para que possam manifestar-se os que são realmente virtuosos.)

20 – Desse modo, quando vos reunis, já não é para comer a ceia do Senhor,

21 – porquanto, mal vos pondes à mesa, cada um se apressa a tomar sua própria refeição e enquanto uns têm fome, outros se fartam.

22 – Porventura não tendes casa onde comer e beber? Ou menosprezais a Igreja de Deus, e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Devo louvar-vos? Não! Nisto não vos louvo…

23 – Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão

24 – e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós fazei isto em memória de mim.

25 – Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim.

26 – Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha.

27 – Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indigsrcnte será culpável do corpo e do sangue do Senhor.

28 – Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice.

29 – Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação.

30 – Esta é a razão por que entre vós há muitos adoentados e fracos, e muitos mortos.

31 – Se nos examinássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.

32 – Mas, sendo julgados pelo Senhor, ele nos castiga para não sermos condenados com o mundo.

33 – Portanto, irmãos meus, quando vos reunis para a ceia, esperai uns pelos outros.

34 – Se alguém tem fome, coma em casa. Assim vossas reuniões não vos atrairão a condenação. As demais coisas eu determinarei quando for ter convosco.

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