[adrotate banner=”5″]

Isaías 22

1 – Oráculo do vale da Visão. Que tens, pois, para subir em multidão aos terraços,

2 – cidade ruidosa, cidade turbulenta, cidade alegre! Teus mortos não foram transpassados pela espada, nem mortos em combate.

3 – Todos os teus chefes escaparam e fugiram para longe teus bravos foram feitos prisioneiros sem que tivessem estirado o arco.

4 – Por isso eu digo: Não me olheis, deixai-me derramar lágrimas amargas, não procureis consolar-me da ruína de meu povo.

5 – Porque este é um dia de derrota, de esmagamento e de confusão, enviado pelo Senhor, Deus dos exércitos. No vale da Visão abalam a muralha e gritam para a montanha.

6 – Elão toma sua aljava, Arão monta a cavalo, Quir prepara o seu escudo.

7 – Teus belos vales estão atravancados de carros, os cavaleiros postam-se às tuas portas:

8 – tirou-se o véu de Judá! Nesse dia voltais os olhos para o arsenal do palácio da Floresta.

9 – Olhais as brechas da cidade de Davi e vedes que elas são numerosas. Acumulais as águas da piscina inferior,

10 – examinais as casas de Jerusalém e as demolis para consolidar a muralha.

11 – Cavais um reservatório entre os dois muros para as águas da piscina velha. Mas não olhais para aquele que quis estas coisas, e não vedes aquele que as preparou já de há muito.

12 – O Senhor Deus dos exércitos vos convida nesse dia a chorar e a dar brados de pesar, a raspar a cabeça e a cingir o cilício.

13 – E eis que tudo se destina à alegria e ao prazer matam bois, degolam carneiros, comem carne e bebem vinho: Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos!

14 – Porém o Senhor dos exércitos revelou-me: jamais este crime será perdoado sem que sejais mortos. Oráculo do Senhor, Deus dos exércitos.

15 – Contra Sobna, prefeito do palácio. Eis o que diz o Senhor, Deus dos exércitos: Vai ter com esse ministro,

16 – que cava para si um sepulcro num lugar elevado, que talha para si uma morada na rocha. Que propriedade tens aqui, que parentes tens nela, para ousares cavar-te nela um sepulcro?

17 – Eis que o Senhor te lança com força, ó grande homem, arremessa-te, rolando,

18 – lançando-te como uma bola para uma terra vasta em todo o sentido. É lá que morrerás, lá será a tua famosa tumba! Ó vergonha da casa de teu senhor!

19 – Depor-te-ei de teu cargo e arrancar-te-ei do teu posto.

20 – Naquele dia chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias.

21 – Revesti-lo-ei com a tua túnica, cingi-lo-ei com o teu cinto, e lhe transferirei os teus poderes ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá.

22 – Porei sobre seus ombros a chave da casa de Davi se ele abrir, ninguém fechará, se fechar, ninguém abrirá

23 – fixá-lo-ei como prego em lugar firme, e ele será um trono de honra para a casa de seu pai.

24 – Dele estarão pendentes todos os membros de sua família, os ramos principais e os ramos menores, toda espécie de vasos, desde os copos até os jarros.

25 – Porém, um belo dia, diz o Senhor dos exércitos, o prego, fincado em lugar firme, cederá, arrancar-se-á e cairá, e toda a carga que ele sustentava será feita em pedaços: palavra do Senhor.

[adrotate banner=”4″]

Baixe o App Salve Maria! para Android ou IOS e tenha a Bíblia, a Liturgia Diária, o Santo do dia, livro de orações e muito mais, na palma de sua mão. CLIQUE AQUI!

Você já nos acompanha nas redes socias? Siga-nos no Facebook, no Instagram e também o nosso canal no Youtube.