[adrotate banner=”5″]

Jeremias 5

1 – Percorrei as ruas de Jerusalém, olhai, perguntai procurai nas praças, vede se nelas encontrais um homem, um só homem que pratique a justiça e que seja leal então eu perdoarei a cidade.

2 – Mesmo quando juram: Pela vida de Deus!, é para prestar falso juramento.

3 – Senhor, não se compraz o vosso olhar em contemplar a lealdade? Vós os feris, e eles não sentem a dor vós os abateis, e recusam aceitar a correção. Mais duro que o rochedo apresentam o semblante, recusando converter-se.

4 – E a mim mesmo eu dizia: são apenas vulgares e insensatos, porque não conhecem os caminhos do Senhor, a lei do seu Deus.

5 – Irei procurar os grandes para falar-lhes, pois que eles conhecem as sendas do Senhor, a lei do seu Deus. Mas todos esses também quebraram o jugo, e romperam os laços.

6 – Eis por que o leão da floresta os ferirá e o lobo da estepe os dizimará a pantera os espreitará em suas cidades e aquele que dela sair será despedaçado, porquanto numerosos são os seus delitos, e sem conta suas revoltas.

7 – Por que perdoar-te? Teus filhos abandonaram-me juram por deuses que não o são. Cumulei-os de dons e eles cometem o adultério, acercando-se das casas de devassidão.

8 – Garanhões bem nutridos, no calor do cio, cada qual relincha ante a mulher do próximo.

9 – E não os punirei por esses crimes? – oráculo do Senhor. Não se vingaria minha alma de semelhante nação?

10 – Escalai muros (de minha videira), destruí-a, mas não a aniquileis completamente. Arrancai-lhe os sarmentos, porquanto não pertencem ao Senhor.

11 – A casa de Israel e a casa de Judá foram-me infiéis – oráculo do Senhor.

12 – Renegaram o Senhor, e exclamaram: Não há Deus! Nenhum mal nos advirá, não veremos a espada e a fome.

13 – São apenas vento os profetas, de ninguém são arautos assim lhes aconteça a eles mesmos.

14 – Por isso, o Senhor, Deus dos exércitos, vos diz: Já que tendes essa linguagem, vou introduzir minhas palavras como fogo em tua boca, e desse povo fazer lenha que a chama devorará.

15 – Ó casa de Israel, vou lançar contra vós uma nação que vem de longe – oráculo do Senhor -, nação antiga e poderosa, da qual não compreendes a linguagem, e ignoras a fala.

16 – Sua aljava é qual sepulcro escancarado, e seus homens todos são valentes

17 – ela devorará tuas searas e teu pão, devorará teus filhos e tuas filhas, devorará teus rebanhos e teu gado, devorará tuas vinhas e tuas figueiras, à ponta da espada conquistará as praças fortes nas quais depositas tua confiança.

18 – Mesmo, porém, naqueles dias, disse o Senhor, não vos exterminarei de todo.

19 – E, quando disserdes: Por que assim nos tratou o Senhor Deus? – responderás: Assim como me abandonastes para servir em vossa terra a deuses estrangeiros, assim também servireis a estrangeiros em terra que não é a vossa.

20 – Anunciai isto à casa de Jacó, proclamai o que segue à terra de Judá:

21 – escutai bem, povo insensato e sem inteligência: vós que tendes olhos para não ver e ouvidos para não ouvir:

22 – Não temeis a minha face? – oráculo do Senhor. Não tremeis diante de mim, eu que fixei a areia como limite ao mar, barreira eterna que não será ultrapassada? Por mais que se lhe agitem as ondas, são impotentes, murmuram, mas não vão além

23 – enquanto tiver esse povo um coração indócil e rebelde, recuará e ir-se-á embora.

24 – E em seu coração não dirá: temamos ao Senhor, nosso Deus, que no tempo devido nos manda a chuva do outono e a chuva da primavera, e nos garante as semanas destinadas à colheita.

25 – Foram vossas iniqüidades que alteraram essa ordem, vossos pecados que vos privaram desses bens.

26 – Porquanto perversos se encontram no seio de meu povo, que espreitam, de tocaia, como caçadores de pássaros, armando laços para apanhar os homens.

27 – À semelhança de uma gaiola cheia de pássaros, assim estão suas casas repletas (de fruto) de suas presas. Por esta forma tornam-se ricos e poderosos,

28 – e se apresentam nutridos e reluzentes ultrapassam, porém, os limites do mal. Não procedem com justiça para com o órfão, mas prosperam! E não fazem justiça aos infelizes!

29 – Como não repreender tamanhos excessos – oráculo do Senhor – e não vingar-me de semelhante nação?

30 – Coisas horríveis, espantosas, ocorreram nesta terra:

31 – mentem os profetas em seus oráculos, os sacerdotes dominam pela força. E meu povo mostra-se satisfeito! Que fareis vós, quando chegar o fim?

[adrotate banner=”4″]

Baixe o App Salve Maria! para Android ou IOS e tenha a Bíblia, a Liturgia Diária, o Santo do dia, livro de orações e muito mais, na palma de sua mão. CLIQUE AQUI!

Você já nos acompanha nas redes socias? Siga-nos no Facebook, no Instagram e também o nosso canal no Youtube.