[adrotate banner=”5″]

Primeiro Livro das Crônicas 12

1 – Eis os que foram juntar-se a Davi, em Siceleg, quando ainda devia conservar-se longe de Saul, filho de Cis estão contados entre os homens valentes que lhe prestaram auxílio durante a guerra.

2 – Eram arqueiros, exercitados em lançar pedras, tão bem com a mão esquerda como com a direita, e a atirar flechas com o arco eram irmãos de Saul, de Benjamim.

3 – Seus chefes eram Aieser, em seguida Joás, ambos filhos de Samaa, de Gabaa Jaziel e Falet, filhos de Azmot Baraca Jeú, de Anatot

4 – Samaías, de Gabaon, valente entre os trinta e chefe dos trinta Jeremias Jeeziel Joanã Jezabad, de Gedera Eluzai Jerimut Baalia Samaria

5 – Safatia, de Haruf

6 – Elcana, Jesia, Azareel, Joeser e Jesbão, filhos de Coré

7 – Joela e Zabadia, filhos de Jeroão, de Gedor.

8 – Homens valentes dos gaditas passaram para Davi nas cavernas do deserto, guerreiros exercitados no combate, que sabiam manejar o escudo e a lança tinham o aspecto de leões e a agilidade das gazelas das montanhas.

9 – Ezer era seu chefe Obdias, o segundo Eliab, o terceiro

10 – Masmana, o quarto Jeremias, o quinto

11 – Eti, o sexto Eliel, o sétimo

12 – Joanã, o oitavo Elzebad, o nono

13 – Jeremias, o décimo Macbanai, o undécimo.

14 – Eram estes os filhos de Gad, chefes do exército o menor deles, sozinho, podia vencer cem o mais forte, mil.

15 – Foram eles que atravessaram o Jordão, no primeiro mês, quando o rio costuma transbordar em todo o seu curso, e que puseram em fuga todos os habitantes dos vales, a leste e a oeste.

16 – Houve também filhos de Benjamim e de Judá, que vieram aliar-se a Davi nas cavernas.

17 – Davi saiu-lhes ao encontro e lhes disse: Se é como amigos que vindes a mim, para me prestar auxílio, eu estou unido de coração convosco mas, se é para me trair e me entregar aos inimigos, enquanto minhas mãos estão limpas de toda violência, que o Deus de nossos pais o veja e faça justiça.

18 – Então o espírito entrou em Amasaí, chefe dos trinta, o qual disse: A ti, Davi, e contigo, filho de Isaí! Paz, paz a ti e àquele que te protege, porque teu Deus te presta auxílio. Davi recebeu-os e lhes deu um lugar entre os chefes do bando.

19 – De Manassés também passaram homens para o lado de Davi, quando ele foi, com os filisteus, fazer guerra a Saul. Contudo, não socorreram os filisteus, porque, depois de se reunirem em conselho, os príncipes dos filisteus, despediram Davi, dizendo: Ele passará para o lado de seu mestre Saul, com perigo de nossas cabeças.

20 – Quando voltou a Siceleg, homens de Manassés juntaram-se a ele: Ednas, Jozabad, Jediel, Miguel, Jozabad, Eliú e Salati, chefes de milhares de homens de Manassés.

21 – Ajudaram Davi contra os bandos de saqueadores, porque todos eram homens valentes, e foram chefes no exército.

22 – Todos os dias, vinham homens a Davi para auxiliá-lo, tanto que, por fim, ele teve um grande exército, como um exército de Deus.

23 – Este é o número dos homens equipados para a guerra que foram ter com Davi, em Hebron, para transferir-lhe o reino de Saul, segundo a ordem do Senhor:

24 – filhos de Judá, portadores de escudo e lança: 6.800, armados para a guerra.

25 – Dos filhos de Simeão, 7.100 valentes guerreiros.

26 – Dos filhos de Levi, 4.600

27 – Jojada, chefe da casa de Aarão, com 3.700 homens,

28 – e Sadoc, jovem e valente guerreiro, e a casa de seu pai, 22 chefes.

29 – Dos filhos de Benjamim, irmãos de Saul, 3.000 pois, até então, a maior parte deles guardava fidelidade à casa de Saul.

30 – Dos filhos de Efraim, 20.800 guerreiros conhecidos pela sua valentia nas suas famílias.

31 – Da meia tribo de Manassés, 18.000, que foram nominalmente designados para ir proclamar Davi rei.

32 – Dos filhos de Issacar, que tinham o senso da oportunidade e sabiam o que Israel devia fazer, 200 chefes e todos os seus irmãos sob suas ordens.

33 – De Zabulon, 50.000, em estado de ir para o exército, preparados para o combate, perfeitamente equipados com todas as armas, prontos para socorrer Davi, de coração resoluto.

34 – De Neftali, 1.000 chefes e, com eles, 37.000 homens levando escudo e lança.

35 – Dos danitas, 28.600 homens, prontos para se pôr em linha de batalha.

36 – De Aser, aptos para o serviço militar e preparados para o combate, 40.000.

37 – E, do outro lado do Jordão, dos rubenitas, dos gaditas e da meia tribo de Manassés, em perfeito equipamento de armas de guerra, 120.000.

38 – Todos esses homens de guerra, prontos para se formarem em linha de batalha, vieram de coração sincero a Hebron, para aclamar Davi rei de todo o Israel. E todo o restante de Israel estava igualmente unânime em aclamar Davi rei.

39 – Permaneceram ali, três dias com Davi, comendo e bebendo, porque seus irmãos lhes tinham preparado víveres.

40 – Ademais, os que moravam perto deles, até Issacar, Zabulon e Neftali, traziam-lhes víveres, sobre jumentos, camelos, mulas e bois, farinha, massa de figos, tortas de uvas, vinho, óleo, bois, ovelhas em abundância porque havia alegria em Israel.

[adrotate banner=”4″]

Baixe o App Salve Maria! para Android ou IOS e tenha a Bíblia, a Liturgia Diária, o Santo do dia, livro de orações e muito mais, na palma de sua mão. CLIQUE AQUI!

Você já nos acompanha nas redes socias? Siga-nos no Facebook, no Instagram e também o nosso canal no Youtube.