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Romanos 2

1 – Assim, és inescusável, ó homem, quem quer que sejas, que te arvoras em juiz. Naquilo que julgas a outrem, a ti mesmo te condenas pois tu, que julgas, fazes as mesmas coisas que eles.

2 – Ora, sabemos que o juízo de Deus contra aqueles que fazem tais coisas corresponde à verdade.

3 – Tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, mas as cometes também, pensas que escaparás ao juízo de Deus?

4 – Ou desprezas as riquezas da sua bondade, tolerância e longanimidade, desconhecendo que a bondade de Deus te convida ao arrependimento?

5 – Mas, pela tua obstinação e coração impenitente, vais acumulando ira contra ti, para o dia da cólera e da revelação do justo juízo de Deus,

6 – que retribuirá a cada um segundo as suas obras:

7 – a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, buscam a glória, a honra e a imortalidade

8 – mas ira e indignação aos contumazes, rebeldes à verdade e seguidores do mal.

9 – Tribulação e angústia sobrevirão a todo aquele que pratica o mal, primeiro ao judeu e depois ao grego

10 – mas glória, honra e paz a todo o que faz o bem, primeiro ao judeu e depois ao grego.

11 – Porque, diante de Deus, não há distinção de pessoas.

12 – Todos os que sem a lei pecaram, sem aplicação da lei perecerão e quantos pecaram sob o regime da lei, pela lei serão julgados.

13 – Porque diante de Deus não são justos os que ouvem a lei, mas serão tidos por justos os que praticam a lei.

14 – Os pagãos, que não têm a lei, fazendo naturalmente as coisas que são da lei, embora não tenham a lei, a si mesmos servem de lei

15 – eles mostram que o objeto da lei está gravado nos seus corações, dando-lhes testemunho a sua consciência, bem como os seus raciocínios, com os quais se acusam ou se escusam mutuamente.

16 – Isso aparecerá claramente no dia em que, segundo o meu Evangelho, Deus julgar as ações secretas dos homens, por Jesus Cristo.

17 – Mas tu, que és chamado judeu, e te apóias na lei, e te glorias de teu Deus

18 – tu, que conheces a sua vontade, e instruído pela lei sabes aquilatar a diferença das coisas

19 – tu, que te ufanas de ser guia dos cegos, luzeiro dos que estão em trevas,

20 – doutor dos ignorantes, mestre dos simples, porque encontras na lei a regra da ciência e da verdade

21 – tu, que ensinas aos outros… não te ensinas a ti mesmo! Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas!

22 – Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras! Tu, que abominas os ídolos, pilhas os seus templos!

23 – Tu, que te glorias da lei, desonras a Deus pela transgressão da lei!

24 – Porque assim fala a Escritura: “Por vossa causa o nome de Deus é blasfemado entre os pagãos (Is 52,5).

25 – A circuncisão, em verdade, é proveitosa se guardares a lei. Mas, se fores transgressor da lei, serás, com tua circuncisão, um mero incircunciso.

26 – Se, portanto, o incircunciso observa os preceitos da lei, não será ele considerado como circunciso, apesar de sua incircuncisão?

27 – Ainda mais, o incircunciso de nascimento, cumprindo a lei, te julgará que, com a letra e com a circuncisão, és transgressor da lei.

28 – Não é verdadeiro judeu o que o é exteriormente, nem verdadeira circuncisão a que aparece exteriormente na carne.

29 – Mas é judeu o que o é interiormente, e verdadeira circuncisão é a do coração, segundo o espírito da lei, e não segundo a letra. Tal judeu recebe o louvor não dos homens, e sim de Deus.

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