[adrotate banner=”5″]

Rute 3

1 – Noêmi, sua sogra disse-lhe: Minha filha, é preciso que eu te assegure uma existência tranqüila, para que sejas feliz.

2 – Este Booz, nosso parente, cujas servas seguiste, deverá joeirar esta tarde a cevada de sua eira.

3 – Lava-te, unge-te, põe tuas melhores vestes e desce à eira, mas não te deixes reconhecer por ele antes que ele tenha acabado de comer.

4 – Quando for dormir, observa o lugar em que dorme. Entra, então, levanta a cobertura de seus pés e deita-te ele mesmo te dirá o que deves fazer.

5 – Farei, disse ela, tudo o que me indicas.

6 – Ela desceu à eira e fez tudo o que sua sogra lhe tinha recomendado.

7 – Booz comeu e bebeu, e o seu coração tornou-se alegre depois disso, foi e deitou-se junto de um monte de feixes. Rute aproximou-se de mansinho, afastou a cobertura de seus pés e deitou-se também.

8 – Pelo meio da noite o homem despertou espavorido voltou-se e viu uma mulher deitada a seus pés.

9 – Quem és tu?, disse-lhe ele. Eu sou Rute, tua serva, respondeu ela. Estende o teu manto sobre a tua serva, porque tens o direito de resgate.

10 – Ele disse: Deus te abençoe, minha filha. Esta tua última bondade vale mais que a primeira, porque não buscaste jovens, pobres ou ricos.

11 – Agora, minha filha, não temas tudo o que disseres eu te farei, porque todos em Belém sabem que és uma mulher virtuosa.

12 – Tenho, realmente, o direito de resgate, mas há outro mais próximo parente do que eu.

13 – Passa aqui esta noite. Amanhã, se ele quiser usar de seu direito de resgate sobre ti, está bem, que o faça do contrário, eu o farei juro pelo Senhor! Dorme, pois até pela manhã.

14 – Ela ficou deitada aos seus pés até de madrugada e levantou-se quando ainda não se podiam distinguir as pessoas. Booz tinha dito: Não é bom que se saiba ter este mulher entrado na eira…

15 – E acrescentou: Estende o manto que tens sobre ti e segura-o. Ela estendeu-o e Booz encheu-o com seis medidas de cevada, que lhe pôs às costas. Em seguida entrou na cidade.

16 – Rute voltou para junto de sua sogra, que lhe disse: Como vais, minha filha? Rute contou-lhe então tudo o que aquele homem fizera por ela. E acrescentou:

17 – Ele deu-me estas seis medidas de cevada, dizendo-me: Não voltarás com as mãos vazias para a tua sogra.

18 – Espera, minha filha, retomou Noêmi, até sabermos como vai terminar tudo isto. Esse homem não descansará enquanto não tiver resolvido esse assunto, e o fará hoje mesmo.

[adrotate banner=”4″]

Baixe o App Salve Maria! para Android ou IOS e tenha a Bíblia, a Liturgia Diária, o Santo do dia, livro de orações e muito mais, na palma de sua mão. CLIQUE AQUI!

Você já nos acompanha nas redes socias? Siga-nos no Facebook, no Instagram e também o nosso canal no Youtube.