[adrotate banner=”5″]

São Lucas 11

1 – Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos.

2 – Disse-lhes ele, então: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o vosso nome venha o vosso Reino

3 – dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento

4 – perdoai-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam e não nos deixeis cair em tentação.

5 – Em seguida, ele continuou: Se alguém de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,

6 – pois um amigo meu acaba de chegar à minha casa, de uma viagem, e não tenho nada para lhe oferecer

7 – e se ele responder lá de dentro: Não me incomodes a porta já está fechada, meus filhos e eu estamos deitados não posso levantar-me para te dar os pães

8 – eu vos digo: no caso de não se levantar para lhe dar os pães por ser seu amigo, certamente por causa da sua importunação se levantará e lhe dará quantos pães necessitar.

9 – E eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-á buscai, e achareis batei, e abrir-se-vos-á.

10 – Pois todo aquele que pede, recebe aquele que procura, acha e ao que bater, se lhe abrirá.

11 – Se um filho pedir um pão, qual o pai entre vós que lhe dará uma pedra? Se ele pedir um peixe, acaso lhe dará uma serpente?

12 – Ou se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á porventura um escorpião?

13 – Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem.

14 – Jesus expelia um demônio que era mudo. Tendo o demônio saído, o mudo pôs-se a falar e a multidão ficou admirada.

15 – Mas alguns deles disseram: Ele expele os demônios por Beelzebul, príncipe dos demônios.

16 – E para pô-lo à prova, outros lhe pediam um sinal do céu.

17 – Penetrando nos seus pensamentos, disse-lhes Jesus: Todo o reino dividido contra si mesmo será destruído e seus edifícios cairão uns sobre os outros.

18 – Se, pois, Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que expulso os demônios por Beelzebul.

19 – Ora, se é por Beelzebul que expulso os demônios, por quem o expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes!

20 – Mas se expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado a vós o Reino de Deus.

21 – Quando um homem forte guarda armado a sua casa, estão em segurança os bens que possui.

22 – Mas se sobrevier outro mais forte do que ele e o vencer, este lhe tirará todas as armas em que confiava, e repartirá os seus despojos.

23 – Quem não está comigo, está contra mim quem não recolhe comigo, espalha.

24 – Quando um espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso não o achando, diz: Voltarei à minha casa, donde saí.

25 – Chegando, acha-a varrida e adornada.

26 – Vai então e toma consigo outros sete espíritos piores do que ele e entram e estabelecem-se ali. E a última condição desse homem vem a ser pior do que a primeira.

27 – Enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!

28 – Mas Jesus replicou: Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!

29 – Afluía o povo e ele continuou: Esta geração é uma geração perversa pede um sinal, mas não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas.

30 – Pois, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem o será para esta geração.

31 – A rainha do meio-dia levantar-se-á no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque ela veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de Salomão! Ora, aqui está quem é mais que Salomão.

32 – Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo para condenar os homens desta geração, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas.

33 – Ninguém acende uma lâmpada e a põe em lugar oculto ou debaixo da amassadeira, mas sobre um candeeiro, para alumiar os que entram.

34 – O olho é a lâmpada do corpo. Se teu olho é são, todo o corpo será bem iluminado se, porém, estiver em mau estado, o teu corpo estará em trevas.

35 – Vê, pois, que a luz que está em ti não sejam trevas.

36 – Se, pois, todo o teu corpo estiver na luz, sem mistura de trevas, ele será inteiramente iluminado, como sob a brilhante luz de uma lâmpada.

37 – Enquanto Jesus falava, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar em sua companhia. Ele entrou e pôs-se à mesa.

38 – Admirou-se o fariseu de que ele não se tivesse lavado antes de comer.

39 – Disse-lhe o Senhor: Vós, fariseus, limpais o que está por fora do vaso e do prato, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade!

40 – Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o conteúdo?

41 – Dai antes em esmola o que possuís, e todas as coisas vos serão limpas.

42 – Ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de diversas ervas e desprezais a justiça e o amor de Deus. No entanto, era necessário praticar estas coisas, sem contudo deixar de fazer aquelas outras coisas.

43 – Ai de vós, fariseus, que gostais das primeiras cadeiras nas sinagogas e das saudações nas praças públicas!

44 – Ai de vós, que sois como os sepulcros que não aparecem, e sobre os quais os homens caminham sem o saber.

45 – Um dos doutores da lei lhe disse: Mestre, falando assim também a nós outros nos afrontas.

46 – Ele respondeu: Ai também de vós, doutores da lei, que carregais os homens com pesos que não podem levar, mas vós mesmos nem sequer com um dedo vosso tocais os fardos.

47 – Ai de vós, que edificais sepulcros para os profetas que vossos pais mataram.

48 – Vós servis assim de testemunhas das obras de vossos pais e as aprovais, porque em verdade eles os mataram, mas vós lhes edificais os sepulcros.

49 – Por isso, também disse a sabedoria de Deus: Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, mas eles darão a morte a uns e perseguirão a outros.

50 – E assim se pedirá conta a esta geração do sangue de todos os profetas derramado desde a criação do mundo,

51 – desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o templo. Sim, declaro-vos que se pedirá conta disso a esta geração!

52 – Ai de vós, doutores da lei, que tomastes a chave da ciência, e vós mesmos não entrastes e impedistes aos que vinham para entrar.

53 – Depois que Jesus saiu dali, os escribas e fariseus começaram a importuná-lo fortemente e a persegui-lo com muitas perguntas,

54 – armando-lhe desta maneira ciladas, e procurando surpreendê-lo nalguma palavra de sua boca.

[adrotate banner=”4″]

Baixe o App Salve Maria! para Android ou IOS e tenha a Bíblia, a Liturgia Diária, o Santo do dia, livro de orações e muito mais, na palma de sua mão. CLIQUE AQUI!

Você já nos acompanha nas redes socias? Siga-nos no Facebook, no Instagram e também o nosso canal no Youtube.