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São Tiago 3
1 – Meus irmãos, não haja muitos entre vós a se arvorar em mestres sabeis que seremos julgados mais severamente,
2 – porque todos nós caímos em muitos pontos. Se alguém não cair por palavra, este é um homem perfeito, capaz de refrear todo o seu corpo.
3 – Quando pomos o freio na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, governamos também todo o seu corpo.
4 – Vede também os divios: por grandes que sejam e embora agitados por ventos impetuosos, são governados com um pequeno leme à vontade do piloto.
5 – Assim também a língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de grandes coisas. Considerai como uma pequena chama pode incendiar uma grande floresta!
6 – Também a língua é um fogo, um mundo de iniqüidade. A língua está entre os nossos membros e contamina todo o corpo e sendo inflamada pelo inferno, incendeia o curso da nossa vida.
7 – Todas as espécies de feras selvagens, de aves, de répteis e de peixes do mar se domam e têm sido domadas pela espécie humana.
8 – A língua, porém, nenhum homem a pode domar. É um mal irrequieto, cheia de veneno mortífero.
9 – Com ela bendizemos o Senhor, nosso Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
10 – De uma mesma boca procede a bênção e a maldição. Não convém, meus irmãos, que seja assim.
11 – Porventura lança uma fonte por uma mesma bica água doce e água amargosa?
12 – Acaso, meus irmãos, pode a figueira dar azeitonas ou a videira dar figos? Do mesmo modo a fonte de água salobra não pode dar água doce.
13 – Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre com um bom proceder as suas obras repassadas de doçura e de sabedoria.
14 – Mas, se tendes no coração um ciúme amargo e gosto pelas contendas, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
15 – Esta não é a sabedoria que vem do alto, mas é uma sabedoria terrena, humana, diabólica.
16 – Onde houver ciúme e contenda, ali há também perturbação e toda espécie de vícios.
17 – A sabedoria, porém, que vem de cima, é primeiramente pura, depois pacífica, condescendente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, nem fingimento.
18 – O fruto da justiça semeia-se na paz para aqueles que praticam a paz.
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