[adrotate banner=”5″]

Êxodo 26

1 – “Farás o tabernáculo com dez cortinas de linho fino retorcido de púrpura violeta, púrpura escarlate e de carmesim, sobre as quais alguns querubins serão artisticamente bordados.

2 – Cada cortina terá vinte e oito côvados de comprimento e quatro côvados de largura: terão todas as mesmas dimensões.

3 – Cinco dessas cortinas serão juntas uma à outra, e as cinco outras igualmente.

4 – Na orla da cortina que está na extremidade do primeiro grupo, porás laços de púrpura violeta farás a mesma coisa na orla da cortina que remata o segundo grupo.

5 – Farás cinqüenta laços para a primeira cortina, e cinqüenta para a extremidade da última cortina do segundo grupo, de modo que se correspondam.

6 – Farás também cinqüenta colchetes de ouro, com os quais juntarás as duas cortinas, a fim de que o tabernáculo forme um todo.

7 – Farás também cortinas de peles de cabra para servirem de tenda sobre o tabernáculo: farás onze dessas cortinas.

8 – O comprimento de uma dessas cortinas será de trinta côvados, e sua largura de quatro côvados. As onze cortinas terão todas as mesmas dimensões.

9 – Juntarás de uma parte cinco dessas cortinas, e seis de outra parte, estando a sexta dobrada na parte dianteira da tenda.

10 – Porás cinqüenta laços na orla de cada uma das duas cortinas que estão na extremidade de cada grupo.

11 – Farás cinqüenta colchetes de bronze que introduzirás nos laços, e ajuntarás assim a tenda de modo que ela forme uma só peça.

12 – E como essas cortinas terão um excedente de comprimento, o resto que sobrar cairá sobre o lado posterior do tabernáculo.

13 – E o côvado excedente dos dois lados, no comprimento das cortinas da tenda, cairá sobre cada um dos dois lados do tabernáculo para cobri-lo.

14 – Farás para a tenda uma cobertura de peles de carneiro, tingidas de vermelho, e por cima uma cobertura de peles de golfinho.

15 – “Farás também para o tabernáculo tábuas de madeira de acácia, que serão colocadas verticalmente.

16 – O comprimento de uma tábua será de dez côvados, e a largura de um côvado e meio.

17 – Cada tábua terá dois encaixes, unidos um ao outro. Assim farás com todas as tábuas do tabernáculo.

18 – Farás, pois, para o tabernáculo vinte tábuas para o lado meridional, ao sul.

19 – Porás sob essas vinte tábuas quarenta suportes de prata, dois sob cada tábua, para os seus dois encaixes.

20 – Para o segundo lado do tabernáculo, ao norte, farás vinte tábuas,

21 – com quarenta suportes de prata, à razão de dois por tábua.

22 – Para o fundo do tabernáculo, ao ocidente, farás seis tábuas.

23 – Para os ângulos do tabernáculo, farás duas tábuas

24 – serão emparelhadas desde a base, formando juntas uma só peça até o cimo, na primeira argola. Assim se fará com as duas tábuas colocadas nos ângulos.

25 – Haverá, pois, oito tábuas, com seus suportes de prata em número de dezesseis, dois sob cada tábua.

26 – Farás depois cinco travessas de madeira de acácia para as tábuas de um dos lados do tabernáculo,

27 – cinco para as tábuas do segundo lado, e cinco para as tábuas que estão do lado posterior do tabernáculo, ao ocidente.

28 – A travessa central passará pelo meio das tábuas, de uma extremidade à outra.

29 – Recobrirás de ouro essas tábuas, e pôr-lhes-ás argolas de ouro, por onde passarão as travessas que recobrirás também de ouro.

30 – Levantarás o tabernáculo segundo o modelo que te foi mostrado sobre o monte.

31 – Farás um véu de púrpura violeta, de púrpura escarlate, de carmesim e de linho retorcido, sobre o qual serão artisticamente bordados querubins.

32 – Suspendê-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de acácia revestidas de ouro, com pregos de ouro, sobre quatro pedestais de prata.

33 – Colocarás o véu debaixo dos colchetes, e é ali, atrás do véu, que colocarás a arca da aliança. Esse véu servirá para separar o ‘santo’ do ‘santo dos santos’.

34 – É no santo dos santos que colocarás a tampa sobre a arca da aliança.

35 – Porás a mesa diante do véu, e o candelabro defronte da mesa, do lado meridional do tabernáculo colocarás a mesa do lado norte.

36 – Farás para a entrada da tenda um véu de púrpura violeta, de púrpura escarlate, de carmesim e de linho retorcido, artisticamente bordado.

37 – E farás, para suspender aí esse véu, cinco colunas de acácia recobertas de ouro, munidas de colchetes de ouro e para essas colunas fundirás cinco pedestais de bronze”.

[adrotate banner=”4″]

Baixe o App Salve Maria! para Android ou IOS e tenha a Bíblia, a Liturgia Diária, o Santo do dia, livro de orações e muito mais, na palma de sua mão. CLIQUE AQUI!

Você já nos acompanha nas redes socias? Siga-nos no Facebook, no Instagram e também o nosso canal no Youtube.