[adrotate banner=”5″]

Levítico 26

1 – “Não fareis ídolos. Não levantareis estátuas nem estelas, e não poreis em vossa terra pedra alguma adornada de figuras, para vos prostrardes diante dela, porque eu sou o Senhor, vosso Deus.

2 – Guardareis os meus sábados e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o Senhor.

3 – Se seguirdes minhas leis e guardardes os meus preceitos e os praticardes, eu vos darei as chuvas nos seus tempos.

4 – A terra dará o seu produto e as árvores da terra se carregarão de frutos.

5 – A debulha do trigo prolongar-se-á até a vindima, e a vindima até a sementeira comereis o vosso pão à saciedade, e habitareis em segurança na vossa terra.

6 – Darei paz à vossa terra, e vosso sono não será perturbado. Afastarei da terra os animais nocivos, e a espada não passará pela vossa terra.

7 – Quando perseguirdes os vossos inimigos, cairão sob vossa espada.

8 – Cinco dentre vós perseguirão um cento, e cem dos vossos perseguirão dez mil, e os vossos inimigos cairão sob vossa espada.

9 – Eu me voltarei para vós, e vos farei crescer multiplicar-vos-ei e ratificarei a minha aliança convosco.

10 – Comereis as colheitas antigas, bem conservadas, e lançareis fora as velhas, para dar lugar às novas.

11 – Porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma não vos rejeitará.

12 – Andarei entre vós: serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo.

13 – Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei do Egito para livrar-vos da escravidão. Quebrei as cadeias de vosso jugo, e vos fiz andar com a cabeça erguida.

14 – Mas se não me escutardes e não guardardes os meus mandamentos,

15 – se desprezardes os meus preceitos e vossa alma aborrecer as minhas leis, de sorte que não pratiqueis todos os meus mandamentos e violeis minha aliança, eis como vos hei de tratar:

16 – enviarei terríveis flagelos sobre vós: a tísica e a febre que empanarão vosso olhar e vos farão desfalecer. Debalde semeareis a vossa semente, porque vossos inimigos a comerão.

17 – Voltarei minha face contra vós e sereis vencidos pelos vossos inimigos: eles vos dominarão, e fugireis sem que ninguém vos persiga.

18 – Se nem ainda assim me ouvirdes, castigar-vos-ei sete vezes mais pelos vossos pecados.

19 – Quebrarei o orgulho de vosso poder, tornarei o vosso céu como ferro e a vossa terra como bronze.

20 – Inutilmente se gastará a vossa força, pois vossa terra não dará os seus produtos, e as árvores da terra não produzirão os seus frutos.

21 – Se me puserdes obstáculos e não quiserdes ouvir-me, ferir-vos-ei sete vezes mais, conforme os vossos pecados.

22 – Mandarei contra vós as feras do campo, que devorarão vossos filhos, matarão vossos animais e vos reduzirão a um pequeno número, de modo que os vossos caminhos se tornarão desertos.

23 – Se apesar desses castigos não vos quiserdes corrigir, e vos obstinardes em resistir-me,

24 – eu vos resistirei por minha vez e vos ferirei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados.

25 – Farei cair sobre vós a espada para vingar a minha aliança. Se vos ajuntardes em vossas cidades, lançarei a peste no meio de vós e sereis entregues nas mãos de vossos inimigos.

26 – Tirar-vos-ei o pão, vosso sustentáculo, de tal sorte que dez mulheres o cozerão em um só forno e vo-lo entregarão por peso comereis e não ficareis saciados.

27 – Se, apesar disso, não me ouvirdes, e me resistirdes ainda,

28 – marcharei contra vós em meu furor e vos castigarei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados.

29 – Comereis a carne de vossos filhos e de vossas filhas.

30 – Destruirei vossos lugares altos e quebrarei vossas estelas solares amontoarei vossos cadáveres sobre os de vossos ídolos, e minha alma vos abominará.

31 – Reduzirei a deserto as vossas cidades, devastarei vossos santuários e não aspirarei mais o suave odor de vossos perfumes.

32 – Desolarei vossa terra e vossos inimigos ficarão estupefatos com ela quando a habitarem.

33 – Eu vos dispersarei entre as nações, e desembainharei a espada atrás de vós vossa terra será devastada e vossas cidades se tornarão desertas.

34 – Então gozará a terra os seus sábados enquanto durar a sua solidão, quando estiverdes na terra de vossos inimigos então a terra gozará os seus sábados e repousará.

35 – Nos dias em que for devastada, ela terá o repouso que não gozou nos sábados do tempo em que a habitáveis.

36 – Naqueles dentre vós que sobreviverem, porei tal espanto em seus corações na terra de seus inimigos, que o ruído de uma folha agitada pelo vento os porá em fuga: fugirão como se foge diante da espada e cairão sem que ninguém os persiga.

37 – Sem que ninguém os persiga, tropeçarão uns sobre os outros, como diante da espada. Não podereis resistir aos vossos inimigos.

38 – Perecereis entre as nações e a terra inimiga vos consumirá.

39 – Os que sobreviverem consumir-se-ão por causa de suas iniqüidades na terra de seus inimigos, e serão também consumidos por causa das iniqüidades de seus pais, que levarão sobre si.

40 – Eles confessarão, então, as suas iniqüidades e as de seus pais, as transgressões cometidas contra mim, porque me resistiram

41 – e, por isso, eu também lhes resisti e os levei para a terra de seus inimigos. Se, então, humilharem o seu coração incircunciso e sofrerem a pena de sua iniqüidade,

42 – eu me lembrarei de minha aliança com Jacó, de minha aliança com Isaac e com Abraão, e lembrar-me-ei dessa terra.

43 – E, depois que eles a tiverem deixado, esta terra gozará os seus sábados enquanto for devastada longe deles eles sofrerão a pena de suas iniqüidades, porque desprezaram os meus mandamentos e a sua alma feriu as minhas leis.

44 – Apesar de tudo isso, quando estiverem na terra de seus inimigos, não os rejeitarei, nem os abominarei a ponto de exterminá-los e de romper minha aliança com eles porque eu sou o Senhor, seu Deus.

45 – Lembrar-me-ei de minha aliança com seus pais, quando os tirei do Egito à vista das nações, para ser o seu Deus. Eu sou o Senhor.”

46 – Tais são as ordenações, os mandamentos e as leis que o Senhor estabeleceu entre ele e os israelitas, por intermédio de Moisés, no monte Sinai.

[adrotate banner=”4″]

Baixe o App Salve Maria! para Android ou IOS e tenha a Bíblia, a Liturgia Diária, o Santo do dia, livro de orações e muito mais, na palma de sua mão. CLIQUE AQUI!

Você já nos acompanha nas redes socias? Siga-nos no Facebook, no Instagram e também o nosso canal no Youtube.