[adrotate banner=”5″]

Levítico 27

1 – O Senhor disse a Moisés: “Dize aos israelitas o seguinte:

2 – se alguém fizer um voto, as pessoas serão do Senhor segundo a tua avaliação.

3 – Se se tratar de um homem de vinte a sessenta anos, o valor será de cinqüenta siclos de prata, segundo o siclo do santuário

4 – se for uma mulher, o valor será de trinta siclos.

5 – Para a idade de cinco a vinte anos, o valor será de vinte siclos para o menino, e dez siclos para a menina.

6 – De um mês até cinco anos, o valor será de cinco siclos de prata para um menino, e três para uma menina.

7 – Aos sessenta anos, e daí para cima, a estimação será de quinze siclos para um homem e dez siclos para uma mulher.

8 – Se aquele que tiver feito o voto for demasiado pobre e não puder pagar o valor que avaliaste, apresentar-se-á ao sacerdote, que fixará o valor segundo as posses daquele que fez o voto.

9 – Se se tratar de animais que se podem oferecer ao Senhor, todo animal que assim se tiver dado ao Senhor será coisa santa.

10 – Não poderá ser trocado nem substituído, bom por mau, ou mau por bom. Mas, se se trocar um animal por outro, eles serão coisa santa, tanto um como o outro.

11 – Se se tratar de um animal impuro que não se pode oferecer ao Senhor, será apresentado ao sacerdote:

12 – ele o avaliará, conforme for bom ou mau, e sua estimação determinará o preço.

13 – Se se quiser resgatá-lo, ajuntará uma quinta parte ao que tiver sido avaliado.

14 – Se alguém consagrar ao Senhor a sua casa fazendo dela coisa santa, o sacerdote a avaliará segundo for boa ou má, e ela será vendida pelo preço dessa avaliação.

15 – Mas, se aquele que consagrou a sua casa quiser resgatá-la, ajuntará um quinto ao preço da avaliação, e ela lhe pertencerá de novo.

16 – Se alguém consagrar ao Senhor uma parte da terra que lhe pertence, tu a avaliarás segundo a quantidade de grãos que se pode semear nela, à razão de cinqüenta siclos de prata por homer de cevada.

17 – Se consagrar o seu campo, a partir do ano do jubileu, far-se-á segundo a tua avaliação:

18 – mas, se o tiver feito depois do jubileu, o sacerdote estimará o seu preço segundo o número de anos que restam até o jubileu, e haverá uma redução sobre o preço da avaliação.

19 – Se aquele que consagrou o seu campo quiser resgatá-lo, ajuntará um quinto ao preço fixado, e possui-lo-á.

20 – Se não o resgatar e o vender a outro, esse campo não poderá mais ser resgatado.

21 – Quando o campo ficar livre no jubileu, será consagrado ao Senhor como um campo votado ao interdito, e tornar-se-á propriedade do sacerdote.

22 – Se alguém consagrar ao Senhor um campo que comprou, o qual não faça parte de seu patrimônio,

23 – o sacerdote fixará o seu preço de acordo com a tua avaliação até o ano do jubileu, e esse homem pagará o preço fixado no mesmo dia é uma coisa consagrada ao Senhor.

24 – No ano jubilar, o campo voltará ao vendedor, como patrimônio que lhe pertence.

25 – Todas as avaliações se farão em siclos do santuário. O siclo vale vinte gueras.

26 – Entretanto, ninguém poderá consagrar os primogênitos de seu gado, pois pertencem já ao Senhor pelo seu título de primogênito: seja um boi, seja uma ovelha, são propriedade do Senhor.

27 – Se se tratar de um animal impuro, será resgatado pelo preço que fixares, ajuntando-se mais uma quinta parte se não for resgatado, será vendido segundo a tua avaliação.

28 – Se um homem consagrar ao Senhor por interdito alguma coisa que lhe pertence, seja qual for esse objeto – uma pessoa, um animal ou um campo de seu patrimônio – ela não poderá ser vendida, nem resgatada: tudo o que é votado por interdito é coisa consagrada ao Senhor.

29 – Nenhuma pessoa votada ao interdito poderá ser resgatada: ela será morta.

30 – Todos os dízimos da terra, tomados das sementes do solo ou dos frutos das árvores são propriedade do Senhor: é uma coisa consagrada ao Senhor.

31 – Se alguém quiser resgatar alguma coisa de seus dízimos, ajuntará uma quinta parte.

32 – Todos os dízimos do gado maior e menor, os dízimos do que passa sob o cajado do pastor, o décimo (animal) será consagrado ao Senhor.

33 – Não se fará escolha entre bom e mau e não se fará substituição. Se alguém o fizer, tanto o animal substituído como o que substituiu serão coisa consagrada: não poderão ser resgatados.”

34 – Tais são as ordenações que o Senhor deu a Moisés para os israelitas no monte Sinai.

[adrotate banner=”4″]

Baixe o App Salve Maria! para Android ou IOS e tenha a Bíblia, a Liturgia Diária, o Santo do dia, livro de orações e muito mais, na palma de sua mão. CLIQUE AQUI!

Você já nos acompanha nas redes socias? Siga-nos no Facebook, no Instagram e também o nosso canal no Youtube.